07 junho 2007

Richaumont Bordeaux AOC Rouge 2004

Este gran vin de Bordeaux é produzido pela Maison Johanès Boubée, fundada em 1860 e hoje pertencente ao Grupo Carrefour. Vinho com o tradicional corte de cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc, pelo qual paguei $21,50.
O vinho foi comprado em março e estava guardado para ocasião própria. Como recebemos uma amiga em casa que gosta muito de vinhos franceses, achei que seria uma noite adequada, aproveitando também o frio que tem feito aqui em Minas. O vinho não precisou ser resfriado e foi decantado por uma hora. É um vinho pra quem prefere elegância ao invés de potência.
Coloração mais para o grená do que para o púrpura, demonstrando desde logo sua leveza e pouco corpo. Boa formação de lágrimas.
Aromas moderados de frutos vermelhos, parecendo predominar a cabernet franc, apesar de não saber exatamente o percentual de cada uva no corte. Na boca, alguma rusticidade, com taninos presentes e marcantes. Certa adstringência. Palato agradável e final de boa persistência.
Vinho "didático", ideal para se distinguir com facilidade os estilos francês e sul-americano.
Confesso não ter feito muitas anotações em minha caderneta (que já não tem muitas folhas em branco), mas me lembrou muito outro vinho já comentado aqui, produzido no Bergerac, região suodeste da França (relembre).

3 comentários:

Unknown disse...

Beleza !! Adorei a ideia do Vinho do Mês ! Vou participar sim ! Depois me passa os detalhes de pontuação, etc..

ducks disse...

Paguei 9.90 no carrefour, mas ainda nao tomei.

Administrador disse...

Luis, a esse preço eu teria comprado uma caixa.
Boa degustação. Espero que goste do vinho. Volte ao blog para comentá-lo.

Saúde!!!