17 fevereiro 2007

D'Estiac Bergerac AOC Rouge 2002

O Sudoeste talvez seja o "patinho feio" das regiões vinícolas francesas. Apesar de ser vizinha a Bordeaux, não tem o mesmo prestígio, embora produza vinhos interessantes em suas 17 AOC (Apellation de Origine Contrôlée) e 7 AOVQDS (Apellation de Origine Vin Délimité de Qualité Supérieure). Dentre as sub-regiões destacam-se Madiran, Jurançon e Bergerac (todas AOC).
Desta última vem o vinho que comento. Situada em torno da cidade de mesmo nome e às margens do rio Dordogne, a oeste de Bordeaux, produz tintos aromáticos e encorpados, brancos jovens e frutados, além de rosés frescos e frutados. É considerada quase uma extensão de Bordeaux, tanto que adota (para os tintos) as mesmas cepas tradicionais: cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot.
Este D'Estiac é produzido pela Univitis, em Gironde. Encontrei uma promoção de 50%, que me incentivou a comprar três garrafas. Normalmente é vendido a R$ 25. Prometo que a pechincha não interferirá nos comentários.
Não esperava encontrar um vinho com frutas saltando do copo, madeira atravessando o palato. Esperava um vinho fácil e elegante. Agradável e interessante. Foi o que aconteceu!
No copo, cor púrpura, com reflexos acastanhados, límpido e brilhante, formando lágrimas finas e rápidas (provavelmente pelos 12% de álcool).
Os aromas frutados estavam lá, mas discretos, dependendo de agitação da taça para serem liberados. Frutas vermelhas, lembrando cereja. Não percebi sinal de madeira.
Na boca, boa estrutura, taninos firmes, sem os quais não teria sobrevivido por 4-5 anos. Palato agradável, boa fruta e leve amargor (que no final das contas foi bem interessante).
Em resumo: um vinho diferente dos sul-americanos, com o corte tradicional de Bordeaux (CS, CF e M), prestigiando o corpo e a elegância. Um vinho francês muito modesto, mas bem feito. Boa compra, mesmo se tivesse pago os R$ 25.

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei este vinho num empório aqui em Uberlândia. Achei muito bom mesmo. Paguei vinte reais. Valeu a dica...
Roberta

Anônimo disse...

Esse vinho está por 16,90 na chocolândia. Ainda dá para tentar algumas garrafas que estão mais protegidas da luz no fundo da prateleira.
Gostei muito do vinho.

Administrador disse...

Sônia, no Superprátiko do Fundinho também tem este vinho, só que um pouco mais caro. É bastante confiável e excelente para mantermos em casa como exemplo de vinho francês barato e de boa qualidade.
Obrigado pela visita e comentário.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do blog, gosto muito de vinhos, parabens....adicionei aos meus favoritos e ja vou te adicionar na minha lista em meu blog......entrem ai para conhece-lo

http://gourmetglutao.blogspot.com/

aquele abraço