09 junho 2007

Santa Julia Chenin Blanc-Torrontés 2004

A história da Bodega Família Zuccardi começa com a aquisição de uma faixa de terra improdutiva em Maipú, província de Mendoza, em 1963, onde seu fundador, o engenheiro Alberto Zuccardi, resolveu experimentar um sistema de irrigação idealizado por ele com base num método aprendido na Califórnia, levando-o a iniciar a construção da vinícola em 1968. Desde o início, sua intenção foi produzir vinhos para o mercado externo. Somente após esta etapa, que exigiu capacitação de pessoal e desenvolvimento de novas técnicas é que o mercado argentino passou a ser o foco da bodega, que produz atualmente cerca de 800.000 caixas de vinho por ano, em 650 hectares de vinhedos em Maipú e Santa Rosa, ambas na província de Mendoza.
Os vinhos da linha Santa Julia, a mais básica da vinícola, são facilmente encontrados nos supermercados brasileiros. Por este fuzion de chenin blanc e torrontés paguei $ 16,90, movido pela curiosidade.
De coloração amarelo esverdeado, tem aromas florais discretíssimos. Frutado lembrando abacaxi maduro, mas não chegou a seduzir. Na boca, é farto no frutado, leve e agradável. Mas a acidez da chenin blanc, já foi embora, talvez por ser da safra 2004 e, convenhamos, vinho branco sem acidez é muito chato!
Apesar disso, um final de boa persistência, ficando a lembrança frutada do abacaxi. Decaiu rapidamente no copo. Talvez merecesse melhor avaliação se fosse de safra mais recente. Se tiver um 2004 em casa, beba logo, pois ele está na UTI...

Nenhum comentário: