03 junho 2007

Los Vilos Carmenere 2004


Comprei este vinho por R$ 19,50 na Expand. Gostei do preço, sou apreciador da carmenere e, por este valor, resolvi arriscar, comprando apenas uma garrafa. Se soubesse o resultado antes, compraria algumas mais, pois é de excelente relação qualidade-preço. Se custasse $ 30, não seria tão atraente.
Ao ler o rótulo, descobri que é produzido pela Concha y Toro, embora no site da vinícola chilena conste apenas informações sobre outras parecerias: Cono Sur, Trivento e Almaviva. Descobri que Los Vilos é uma cidade a 300 km ao norte de Santiago, talvez venha daí o nome do vinho, produzido no Valle Central.
No exame visual, nenhuma novidade: púrpura intenso, brilhante e cristalino, denotando jovialidade. Na boca, aromas fartos de frutos vermelhos maduros, lembrando amoras. Apesar dos 13% de teor, o álcool não incomodou em nenhum momento. Taninos ainda presentes, com incrível maciez. Acidez também presente. Falta-lhe um pouco de estrutura, levando a crer que não terá vida muito longa. Equilíbrio entre álcool-acidez-taninos.
Bom corpo, rugoso e elegante. Retrogosto amadeirado. Final frutado de ótima persistência.
Pontos fortes: é um bom exemplo de como se deve usar a madeira em favor do vinhos, não lhe escondendo as características e contribuindo com a elegância. Comportou-se muito bem acompanhando uma pizza portuguesa, com suas cebolas e ovos, que normalmente derrotam o vinho no primeiro gole.

5 comentários:

Eduardo Lima disse...

Confrade,

Se você ainda nâo achou o Funcação, tem EA no rótulo, gostaria de mudar minha indicação para o Casillero del Diablo 2005 Carmenere, o que te parece?

Abs

Eduardo Lima

Administrador disse...

Confrade, acho perfeita a indicação do Casillero del Diablo Carmenère 2005. Tenho muita curiosidade em experimentá-lo. Avisarei aos demais confrades.
Abraço.

Administrador disse...

Confrade, acho perfeita a indicação do Casillero del Diablo Carmenère 2005. Tenho muita curiosidade em experimentá-lo. Avisarei aos demais confrades.
Abraço.

Anônimo disse...

Ola, gostei muito do sei Blog, meus parabens, não sou um exper em Vinhos, mas sou um apreciador de vinhos chilenos e argentinos.
em relação ao casileiro del diablo, ele é ótimo uma boa pedida.
agora eu vou experimentar esse Los Vilos, e depois vou deixar minha opnião.

Forte Abraço

Thiago Regis

Guilherme disse...

Saudações à todos!
O que me deixa triste é saber que já paguei R$ 12,90 por este vinho na Expand... Ainda pelo preço atual vale a pena, mas podia ser melhor pois pra piorar ainda está difícil de encontrá-lo, sem dúvida o melhor custo benefício abaixo de R$ 30,00.
Abraços;
Guilherme