29 novembro 2010

Gran Pampas del Sur Malbec 2007


Esse vinho é de uma linha produzida pela conhecida vinícola Trivento, que já teve um vinho básico comentado aqui, um Pinot Noir (relembre). São vinhos com boa relação custo x benefício e encontrados em supermercados. Mas esse Malbec é o top da linha. Será vendido aqui na faixa dos R$ 75-80.
Quando foi servido alguns dos presentes suspiraram porque é um vinho muito frutado e com bastante madeira, um tanto exagerada para meu gosto pessoal. Mas com um tempo de aeração melhorou muito, e revelou grandes qualidades.

Dados do vinho: 100% Malbec da região de Tupungato, em Mendoza. Passagem de 12 meses por barricas de carvalho francesas, permanecendo mais 12 meses na vinícola antes da comercialização.

Vinho ainda jovem, de coloração púrpura, sem evolução. Aromas intensos, início muito amadeirado, mas com o tempo os aromas abaunilhados perderam força e se integraram bem com um frutado muito maduro, com alguma lembrança floral e discretas notas de especiarias. Na boca tem muita fruta e um característico abaunilhado. Vinho com boa estrutura, taninos levemente rascantes. Notas minerais apareceram por conta de leve salgado, característica dada ao vinho provavelmente pelo solo em que as uvas são cultivadas. Final longo, com boa integração entre fruta e madeira revelando leve tostado.
Enfim, um Malbec típico, ainda jovem, que evoluirá nos próximos 3-4 anos. Álcool não aparentou o alto teor de 14,8%.
.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Bebi esse vinho num restaurante em São Paulo e gostei muito. Acompanhou muito bem um cordeiro.
Abs,
Ricardo Bruneli

Unknown disse...

Boa noite!
Guardei a 7 chaves um exemplar, safra 2008... Quando fui abrir hoje, a rolha esfarelou... Ô tristeza que veio ao meu coração...
Peneirinha nele, e que se fuedas, hehehe...
Br's sendo Br's, huehuehuehuehuehuehuehuehue.... (Tô bebo, kkkk...)