28 novembro 2010

Batasiolo Sovrana Barbera D'Alba DOC 2007


O terceiro vinho da noite deixou os presentes mais curiosos, porque os tintos fazem mais sucesso por aqui, apesar do calor em grande parte do ano. Embora a mesa estivesse com muitos pães, queijos e azeite, estávamos numa churrascaria e as carnes selecionadas para a noite não demorariam a vir.

Esse vinho é produzido pela Beni di Batasiolo com uvas 100% Barbera da região de Langhe, nos arredores da cidade de Alba, no Piemonte. No envelhecimento 30% do vinho fica em barris de carvalho e o restante para grandes tonéis de carvalho esloveno, permanecendo de 8 a 10 meses antes do engarrafamento.

Vinho de coloração rubi, apresentou-se bem aromático, com notas a frutos vermelhos bem maduros, frutos negros em alguns momentos e leve presença da madeira. Na boca tem corpo mediano, com taninos finos e boa acidez. Vinho de personalidade e boa tipicidade. Final persistente com fruta e madeira em harmonia, com destaques tostados e algum abaunilhado. Álcool de leve (14,5%), mas sem desequilibrar. Melhora muito se acompanhado por comida.

Será vendido por aqui na faixa dos R$60-65 e acredito que ainda pode evoluir nos próximos 2-3 anos, mas já está num bom momento para consumo.


. .

Nenhum comentário: