30 novembro 2010

Santa Alicia Millantu 2006

Esse vinho, produzido pela Viña Santa Alicia, me agradou sem fazer esforço, além de ser o melhor custo x benefício da noite (será vendido por aqui na faixa dos R$ 75-80). Aliás, essa vinícola é conhecida por seus bons preços e linhas que também podem ser encontradas em supermercados. Mas esse TOP da casa somente em lojas especializadas.

Dados técnicos: produzido com uvas do Vale do Maipo, é um corte de Cabernet Sauvignon (48%), Cabernet Franc (34%) e Carmenère (18%), com passagem entre 18 e 24 meses por barricas de carvalho francês, permanecendo mais 12 meses na vinícola antes da comercialização. Teor alcoólico de 14,5%.

Vinho lacrimoso, de coloração rubi. Aromas intensos, muita fruta madura, especiarias e tostado da madeira compondo muito bem o conjunto. Foi possível sentir a predominância da Cabernet Sauvignon, com suas notas apimentadas e de eucalipto, mas também da Carmenère, que mesmo em parcela menor no corte deu seu recado.
Na boca é harmônico, sem arestas, grande equilíbrio e boa estrutura. Taninos macios e acidez em boa conta. Final de longa persistência, com muita fruta e boa complexidade no palato.

Já conhecia o vinho do Encontro de Vinhos em RP e já havia me chamado a atenção. Vinho com estilo Novo Mundo em razão da boa fruta, mas sem madeira em exagero, álcool sem incomodar e bom conjunto. Um corte bordalês bastante acertado e que me parece estar num ótimo momento para consumo, embora possa evoluir com mais alguns anos de guarda.
.
.

Nenhum comentário: