19 maio 2010

Luis Pato Baga 2005

Bebi esse vinho em duas ocasiões diferentes. Em ambas não levei minha caderneta, mas as impressões que ficaram estão bem presentes na lembrança. Minha memória funciona quando o vinho é bom! Quando é ruim também, pois no outro dia a lembrança cobra a conta. Mas não foi o caso em nenhuma das vezes.
O vinhateiro Luis Pato é bem conhecido no Brasil por ter "domado a Baga", ou seja, consegue bons resultados com uma variedade de difícil cultivo, que origina vinhos tânicos e duros. Nesse exemplar ela é coadjuvada pela Touriga Nacional, segundo o contra-rótulo: "Produzido nas minhas vinhas de òis do Bairro a partir das castas Baga e Touriga Nacional, este vinho da colheita de 2005 mostra uma excelente concentração de cor e aromas e um paladar harmonioso e prolongado. Recomendado servir à temperatura de 16ºC acompanhando carnes vermelhas assadas ou grelhadas e queijos de cura". Segundo o site do importador tem passagem por carvalho francês.
Na taça sua coloração é intensa, de um lindo rubi. Lacrimoso. Aromas intensos, nas primeiras taças a fruta vermelha foi acompanhada com muita intensidade por especiarias, ervas que se revelavam distintas a cada variação de temperatura. Na segunda metade da garrafa os aromas evoluiram para frutado mais maduro, acompanhado de tostado e notas elegantes de chocolate e café.
Na boca tem taninos finos e uma marcante acidez, deixando o vinho bastante gastronômico, sem nenhum traço da rusticidade esperada de um Baga. Álcool sem aparecer (13% de teor). Na boca é redondo, com retro-olfato dominado inicialmente pelas especiarias e no final pelos elegantes aromas tostados. Final longo.
Vinho que agradou demais nas duas ocasiões em que bebi, com bom preço e vocação gastronômica. Acredito que está no momento ideal de consumo e tenho dúvidas se ainda evoluirá com a guarda. Talvez a melhor de todas as opções de vinhos da Bairrada na faixa de preços desse blog.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

esse vinho realmente é delicioso. pena que nos restaurantes seja tão caro, pois é muito bom para acompanhar as refeições portuguesas.
Abs.

espressa-mente! disse...

tenho um 2003 e outro 2005 em casa! qdo vejo a venda por 80,00 por aqui lembro os da minha adega com a etiqueta do el corte ingles de lisboa...3,65 euros..algo entorno de 8-10 reais!

João Barbosa disse...

bolas! isso é que é especulação nos preços!

Anônimo disse...

também compro vinho no el corte ingles de lisboa por ótimos preços, se comparados aos praticados aqui. o único problema é o preço da passagem, ida-e-volta, que a TAP me cobra para chegar até a Av. Antônio Augusto de Aguiar em Lisboa.