22 maio 2010

Antis Malbec 2008

A tradição vinícola da Antis Wines já atingiu três gerações, com vinhedos de Malbec com mais de 90 anos de idade. Estão localizados em Maipú e Lujan de Cuyo, na província de Mendoza, em altitudes que variam de 800 ao 1.050 metros. Os vinhedos de Lujan de Cuyo são irrigados por uma rede de canais que trazem água do degelo dos Andes. Já os vinhedos de Maipú contam com irrigação controlada por gotejo.
Os rótulos são obras da artista Midori Curtis, japonesa nascida em Kobe e que foi para Nova York após formar-se em artes em Tókio. Veja um vídeo com a artista (em inglês).
.
Esse vinho guarda uma semelhança muito grande com o Árido comentado no dia 13 desse mês. Ambos são leves, com pouca passagem por madeira (esse tem 30% do líquido passando por barricas francesas), ideais para momentos descontraídos, embora possam acompanhar comida.
Ao ser servido apresentou coloração púrpura, com reflexos claros, quase rosados. Lágrimas rápidas (14% de teor alcoólico). Aromas de boa intensidade, de um frutado delicado e predominância floral. O exame olfativo já indicava sua leveza, que se confirmou em boca. Taninos doces e boa acidez, com destaque para uso moderado de madeira. Equilbrado e simples em boca.
Final mediano, com boa fruta em companhia do floral sentido nos aromas. Enfim, um vinho simples, redondo, sem defeitos, com boa relação qualidade x preço (na faixa dos $30-35). Boa pedida para quem está iniciando no mundo dos vinhos finos.
.

4 comentários:

MFS disse...

Opa Gil,

Gostei do novo visual. Parabéns.

Sobre o vinho, sabe quem o importa?

Abs.,
Marcus
azpilicueta96.blogspot.com

Administrador disse...

Marcus, o visual não ficou tão bom quanto eu queria por uma questão muito simples: fui eu mesmo que fiz. Como não domino essas ferramentas gráficas (especialmente o Corel Draw) nem tenho talento para a coisa, fico nisso aí. Mas um dia ainda consigo um bom samaritano que resolva me ajudar em troca de um "obrigado"...

Quanto ao importador do vinho, é a Porto Mediterrâneo. Participei de uma degustação deles aqui em Uberlândia e gostei de muita coisa, tanto que comprei vários vinhos que ainda aparecerão no blog. Vários rótulos excelentes com preços atrativos.

Saúde!

MFS disse...

hehe... Tenho a mesma limitação com estes softwares...

Valeu pela dica do importador, vou ficar de olho.

Abs.,
Marcus

Leonardo de Araújo disse...

Olá amigo, quanto tempo?!!!
Pela sua descrição, o Antis é vinho para mim. Prefiro os mais compelxos aos mais intensos.

Depois de longo inverno (ou melhor, longo verão), voltei a postar uma coisa ou outra.

Brindes
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com