16 fevereiro 2008

Santa Helena Reservado Carmenère 2006

Os vinhos da Santa Helena, vinícola chilena fundada na década de 1940, são campeões nas prateleiras dos supermercados brasileiros. Acessíveis ao bolso dos consumidores, normalmente são bons para o dia-a-dia. De vez em quando uma safra vem com madeira em excesso, talvez para encobrir problemas com o vinho. Lembro-me de um merlot 2004 que não dava pra beber sem ser acompanhado de uma dor de cabeça no dia seguinte. Mas esse é um gosto bastante pessoal. Há quem prefira assim.
Por esse motivo, fiquei um tempo sem beber os reservados da vinícola. O único comentado aqui foi um interessante shiraz da safra 2003 (relembre). Encontrei este carmenère no Makro, a R$ 18,50 e resolvi apostar. O resultado foi satisfatório. Nada de excepcional ou empolgante, mas a este preço há vinhos mais interessantes, especialmente nacionais, mas de outras uvas.
No copo, um púrpura denso, com pouca transparência. Bons aromas de frutos vermelhos, alguns toques florais e leve lembrança de madeira. Ponto positivo.
Na boca, pouco corpo, taninos macios e acidez moderada. Álcool sem incomodar (13,5%). Final de média persistência, marcado pelos frutos. Vinho simples, que se comportou bem a 16ºC. Sem exageros na madeira. Ideal para quem quer gastar pouco e beber um vinho desta uva emblemática do Chile. Pronto para beber, mas na dúvida, prefira um Emiliana.
Obs.: o fato de não ter bebido vinhos "reservado" não me torna um Enochato. É que os gostos mudam de tempos em tempos, ficamos mais exigentes, mas a linha do blog continua a mesma. Meu bolso também...

Um comentário:

Colheita de Vinhos disse...

Olá Vinho para Todos,

Concordo com o seu comentário para o Santa Helena Carmenere. Não deixe de ler minhas anotações também deste vinho feito em outubro no endereço: http://colheitadevinhos.blogspot.com/2007/10/santa-helena-reservado-carmnre-2005.html

Grande abraço,

Guilherme