24 setembro 2006

Santa Helena Reservado Shiraz 2003

Este vinho é produzido pela bodega Santa Helena, fundada na década de 1940, que possui 19.000 hectares de vinhedos no Chile. Um bom vinho que me foi gentilmente presenteado por ocasião dos meus 32 anos.
No copo revelou-se de cor púrpura, com tons bastante escuros. No nariz, fruta intensa (frutos escuros e maduros), com notas de terra úmida e um pouco de madeira. O álcool, porém, atrapalha um pouco a agradável sensação dos frutos, especialmente no início da prova.
Um vinho com bom corpo, robusto, com taninos presentes e marcantes. Mais potência que elegância. Bom final, frutado e intenso, mas poderia ter menos álcool. Talvez em 2007 o vinho esteja finalmente domado.
Não é um vinho para bebericar como aperitivo (como não devem ser os bons tintos). Sem um prato igualmente marcante para acompanhá-lo, talvez tenha problema para caminhar em linha reta!
Degustado em 22 de setembro de 2006.

3 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é bem legal, com dicas bem úteis a quem consome vinhos sem conhecimento do que está comprando. Não confio em revistas de críticas. Sou mais os comentários de pessoas comuns.
Rachel Rossi Andrade
POA-RS

Leonardo de Araújo disse...

Ola mineiro,
Gosto de passar no teu blog porque está tomando muitos vinhos que tomo também e sempre é bom ver outras opiniões.
Interessante como não peguei esse álcool a mais no Santa Helena (tinha mais em safras anteriores). Considerei-o macio.
Concordo que o Salton Classic CabSauv está bom para o preço. Já o Chateau Lacave, penso em não tomar nunca mais, risos.
Coloquei o teu link no meu enoblog. Fiquei uns dias sem postar porque estava meio corrido por aqui. Sugiro ver e provar o Echart Privado CabSauv e o Signos Syrah.
Um brinde!
http://vivaovinho.blogspot.com

Leonardo de Araújo disse...

Correção: depois que fiz o comentário percebi que tomou o Santa Helena Reservado Syrah e eu o Santa Helena Reservado Merlot.
Vinhos completamente diferentes!
Aproveitando o PS, parabéns pelo aniversário.
Brindes!!!!!!