20 fevereiro 2008

Cavalleri Espumante Moscatel 2007

Espumantes caem bem em dias ou noites quentes. Quando o clima combina com o preço atraente, a chance de sucesso é grande. Foi o que aconteceu com este moscatel da Adega Cavalleri, empresa familiar fundada em 1987, em Bento Gonçalves-RS, pelo qual paguei R$ 17. Um espumante elaborado com a variedade moscato giallo, ganhador de medalha de ouro no IV Concurso do Espumante Fino Brasileiro.
Premiações não querem dizer tudo, mas este é um vinho atraente, sem dúvida.
No copo, coloração amarelho palha, boa espuma e perlage com bolhas abundantes, finas e boa persistência. Aromas intensos de flores brancas e algum toque mineral. Álcool a 7,5%.
Na boca, boa acidez e cremosidade. Refrescante. Notas doces, sem ser enjoativo. Retrogosto muito agradável, com intenso floral. Final de média persistência. Repete na boca a exuberância que se percebe no exame olfativo. Sem notas amargas, comuns em alguns espumantes.
Vale cada centavo. Felizmente, comprei 4 garrafas.



4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia. Deixa eu lhe incomodar novamente. Gosto muito de vinhos e gostaria de saber como começar para eu me tornar um crítico/avaliador, pois não sei queis devem ser os primeiros passos.

Se você puder me ajudar nisto, agradeceria muito.

Ah sim, obrigado pela rápida resposta em minha dúvida sobre o casillero.

Administrador disse...

Caro Emílio, não sei se escolheu a pessoa ideal para "aconselhá-lo". Mas vamos lá.
Acho que em qualquer área, antes de começar a "dar palpites", é preciso conhecer minimamente o assunto. Acredito que a melhor maneira de fazer isso é lendo... lendo muito. Prefiro os livros do que as revistas. Os livros são mais completos e didáticos, enquanto as revistas tendem a assumir um caráter mais comercial.
Compre um bom livro e leia tudo, sobre como os vinhos são feitos, suas características, uvas, regiões etc. Apure seu gosto, compre o que estiver ao seu alcance e não dê muita atenção a esses "blogueiros metidos a besta", como é o meu caso.
Uma última coisa: somente fale sobre vinhos a quem lhe perguntar. É um assunto muito chato pra quem não o compreende ou não gosta tanto assim de vinhos.
Saúde!!!

Anônimo disse...

Obrigado novamente VPT.

Colheita de Vinhos disse...

Olá Vinho para Todos,

Seu blog sempre foi meu guia de consulta e que também me inspirou a criar meu blog com as minhas anotações dos vinhos degustados.
Neste tempo vi que o sistema de notas utilizado por mim não foi o ideal, e que o seu sistema de taças serviria muito bem ao meu propósito:
De não avaliar os vinhos diretamentes entre eles, e sim a minha opinião sobre eles.
Tomei a liberdade de alterar o sistema de notas do blog Colheita de Vinhos para o sistem de taças adotado por você.
Espero sua visita!

Grande abraços,

Guilherme