Quando se compra um gewürztraminer, espera-se encontrar um vinho refrescante, de boa acidez, extremamente aromático (com suas notas florais) e muitíssimo agradável. Este varietal da Vinícola Aurora passou longe disso, apesar de ser da safra 2005, a melhor dos últimos anos na Serra Gaúcha.
Um vinho de coloração amarelo palha, quase pálido. Aromas florais medianos, com toques minerais discretos. Acidez mediana, deixando o vinho plano, chato. Final curto, deixando rapidamente a sensação de "boca limpa", como diria o Saul Galvão.
Vinho mediano, descaracterizado, sem atrativos, não se comparando, por exemplo, ao gewürztraminer da Casa Valduga, já comentado aqui nas safras 2005 e 2006.
6 comentários:
Parabéns pelo blog, que venho lendo há algum tempo.
Concordo que os vinhos da Valduga, como os nacionais, de modo geral, tem melhorado muito. Visitei a Casa Valduga, na última semana e provei bons vinhos, como o Gewurz 2006.
Aproveito para fazer uma pergunta: conhece o Valduga Merlot Seculum 2000?
Provei ontem e achei maravilhoso!!! ... mas não acho informação sobre ele.
abraços
Carlos Gomes
Floripa-SC
Carlos, já experimentei o Merlot Seculum numa ocasião, mas não o "avaliei" com a devida atenção. Lembro-me que era muito bom, mas não tenho mais o que dizer. Quem sabe não é uma sugestão para futuras postagens?
Obrigado pela visita e comentário.
Saúde!
Olá, só para dizer que continuo atento a seus comentários... abraços.
Meu caro, não existe uma certa indisposição prévia com a Vinícola Aurora?
De modo algum. A Aurora não tem me impressionado, mas não tenho indisposição prévia com nenhuma vinícola. Embora não tenha achado o Aurora 75 espetacular, por exemplo, ainda guardo uma garrafa para abrir este ano. Quem sabe não evoluiu e minha opinião não mude em relação a ele?
Só pra completar, embora não tenha dado 5 taças pra esse vinho, achei muito bom (4 taças).
Saúde!!!
Vale lembrar que este vinho da Aurora está em uma faixa de preço de R$ 15. Nâo se pode esperar aromas e e boca persistente de um produto na faixa de R$ 35 ou mais caro (o casa valduga é da linha Prêmium), que atende a outro nicho de mercado. Se for para comparar, o faça com o Salton Classic, por exemplo. Acho que a Aurora elabora vinhos de diferentes faixas de preços, para diferentes mercados, e isso não é demérito. O Millesime deles figura entre os melhores tintos nacionais atualmente, comentário que escutei de mais de 3 críticos renomados e chefs de cozinha em Sâo Paulo, por exemplo.
Postar um comentário