06 outubro 2006

Casa Valduga Premium Gewürztraminer 2005

Na faixa de preço que analiso neste blog, poucos são os vinhos cujo rótulo corresponda fielmente ao que se experimenta ao degustá-los. Esse é um bom exemplo de fidelidade entre o que se propaga e o que se encontra. Por isso, leva nota máxima!
A Casa Valduga tem se destacado como uma das grandes vinícolas do país. Localizada em Bento Gonçalves (RS), produz vinhos desde 1875. Este gewürztraminer é da colheita 2005, considerada pelos especialistas como a melhor da história, em virtude da pouca chuva que caiu sobre os vinhedos da Serra Gaúcha. Os plantadores de soja reclamam, mas as vinícolas erguem as mãos aos céus!
É um vinho de coloração amarelo palha, com tons esverdeados. No copo, formou lágrimas que se desmancharam lentamente e bolhas ao fundo. No nariz, aromas florais intensos, talvez algo de erva-doce (a vinícola fala em jasmim também) e notas minerais discretas.
Um vinho volumoso, com certa adstringência, boa acidez, untuoso e bastante equilibrado. Final persistente, sem presença do álcool a atrapalhar (teor de 12,5%). Me custou R$ 17,00. Comprei duas garrafas, mas deveria ter comprado uma caixa, pois experimentei um 2004 que também se mostrou um vinho muito interessante, imponente para a faixa de preço.
Degustado em 5 de outubro de 2006.

3 comentários:

Anônimo disse...

Este vinho é muito bom realmente. Os aromas da gewurz são imbatíveis nos brancos.
O blog está muito bom.
Alexandre

Leonardo de Araújo disse...

Mineiro,
Nada contra, mas ainda bem que o Santo Amaro foi para sogra.
Este post do Casa Valduga foi convincente. Estou quase um ano sem beber Chardonnay. A acidez e delicadesa da Sauvignon Blanc me enfeitiçaram, é como se tivesse casado com a uva. Tornei-me fiel.
Trairei a casta com a Gewurz, mais especificamente com o Casa Valduga.

Tem novidades no VivaoVinho!
Postei sobre chocolate quente e cerveja Eisenbahn, além de vinhos, claro.
Aguardo a visita. Abraços,
http://vivaovinho.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu amor estou muito feliz pelo bebê que está vindo...e como estamos!!! Mas dá saudades de me embebedar com você, principalmente com este vinho...que é 1 dos meus preferidos...