Na faixa de preço que analiso neste blog, poucos são os vinhos cujo rótulo corresponda fielmente ao que se experimenta ao degustá-los. Esse é um bom exemplo de fidelidade entre o que se propaga e o que se encontra. Por isso, leva nota máxima!A Casa Valduga tem se destacado como uma das grandes vinícolas do país. Localizada em Bento Gonçalves (RS), produz vinhos desde 1875. Este gewürztraminer é da colheita 2005, considerada pelos especialistas como a melhor da história, em virtude da pouca chuva que caiu sobre os vinhedos da Serra Gaúcha. Os plantadores de soja reclamam, mas as vinícolas erguem as mãos aos céus!
É um vinho de coloração amarelo palha, com tons esverdeados. No copo, formou lágrimas que se desmancharam lentamente e bolhas ao fundo. No nariz, aromas florais intensos, talvez algo de erva-doce (a vinícola fala em jasmim também) e notas minerais discretas.
Um vinho volumoso, com certa adstringência, boa acidez, untuoso e bastante equilibrado. Final persistente, sem presença do álcool a atrapalhar (teor de 12,5%). Me custou R$ 17,00. Comprei duas garrafas, mas deveria ter comprado uma caixa, pois experimentei um 2004 que também se mostrou um vinho muito interessante, imponente para a faixa de preço.
Degustado em 5 de outubro de 2006.

3 comentários:
Este vinho é muito bom realmente. Os aromas da gewurz são imbatíveis nos brancos.
O blog está muito bom.
Alexandre
Mineiro,
Nada contra, mas ainda bem que o Santo Amaro foi para sogra.
Este post do Casa Valduga foi convincente. Estou quase um ano sem beber Chardonnay. A acidez e delicadesa da Sauvignon Blanc me enfeitiçaram, é como se tivesse casado com a uva. Tornei-me fiel.
Trairei a casta com a Gewurz, mais especificamente com o Casa Valduga.
Tem novidades no VivaoVinho!
Postei sobre chocolate quente e cerveja Eisenbahn, além de vinhos, claro.
Aguardo a visita. Abraços,
http://vivaovinho.blogspot.com
Meu amor estou muito feliz pelo bebê que está vindo...e como estamos!!! Mas dá saudades de me embebedar com você, principalmente com este vinho...que é 1 dos meus preferidos...
Postar um comentário