26 agosto 2011

Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2009


Na última segunda-feira, dia 22/08, participei pela segunda vez de uma degustação virtual realizada pelo WineBar. Vários blogueiros do país receberam dois vinhos da Vinícola Basso em casa e os comentários eram feitos em tempo real via Facebook, com Daniel Perches e os dois enólogos da empresa, Marcos Vian e Magnos Basso. A família Basso está envolvida com a produção de vinhos desde a década de 1940 no distrito de Monte Bérico, município de Farroupilha.

O primeiro vinho degustado foi um frisante suave elaborado com a uva Moscato e vendido na loja virtual da vinícola a R$12. Vinho fácil de beber, ideal para dias quentes e bastante versátil, sendo um ótimo companheiro para frutas e sorvetes. Dá uma sensação de refrescância em razão da boa acidez e das bolhinhas, tem boa cremosidade e os aromas são típicos da variedade, flores e alguns frutos brancos, especialmente pêra. É adocicado para meu gosto pessoal, mas aconselho a compra para quem gosta desse tipo de vinho porque atende à proposta e é barato.

O segundo vinho me agradou bastante e parece que aos demais degustadores. É um Pinot Noir correto, delicado e equilibrado, além de ter uma acidez que lhe confere vocação gastronômica. Foram produzidas apenas 9.000 garrafas (abri a de nº 6.753). Tem ligeira passagem por madeira, apenas 3 meses em barricas francesas novas. Teor alcoólico de 12,5%. A apresentação do produto é linda, garrafa, rótulo e rolha de ótima qualidade. Boa opção para presentear alguém.

Vinho de coloração rubi, translúcido. Lacrimoso. Bons aromas, notas herbáceas que o identificam como vinho brasileiro (em minha opinião), também frutos delicados como cereja, morango, algo condimentado, notas animais depois de um tempo em taça. Na boca é leve, com taninos macios. Vinho seco, com discretas notas adocicadas. Acidez gastronômica e muito equilíbrio. Final um tanto ligeiro, mas agradável, com boa fruta e madeira discreta.

Na degustação comentei, resumindo minhas impressões, que o vinho além de gastronômico é bastante equilibrado, pois nenhuma de suas características se sobrepõe a outra. Sutil e elegante, que evolui na taça. Está pronto para beber e pode ser comprado na loja da vinícola a R$47.

Essa foi a primeira safra do vinho. Segundo informações do enólogo Magnos Basso, o vinho não foi feito em 2010 porque as uvas não alcançaram a qualidade desejada, mas será lançada a safra 2011. Essa atitude é louvável, mostra comprometimento da vinícola com a qualidade de seus produtos. Fico na expectativa de que nas próximas safras o vinho esteja ainda melhor.

Saúde a todos!
.
.
.

2 comentários:

Tiago disse...

Olá VPT

Apesar de estar sem os vinhos, acompanhei atentamente a degustação on-line. Achei muito interessante, inclusive publiquei um post em meu blog sobre o Winebar.
A sugestão deste PN está anotada.
Parabéns pelo blog, tenho acompanhado ele sempre.
Saúde!
Tiago

Prof. Guilherme disse...

A vinícola Basso me parece bastante dedicada na produção. mesmo a linha simples de vinhos, chamada Del Grano, é bastante agradável e bem feita, além de muito barata.
abraços
Guilherme