24 agosto 2011

Casas del Toqui Reserva Cabernet Sauvignon 2009


Esse vinho é produzido na região central do Chile, mais precisamente no Vale de Cachapoal, pela Casas del Toqui, fundada em 1994 da união comercial entre os proprietários do Château Lârose Trintaudon (Bordeaux) e produtores chilenos da região de Totihue. Saindo de Santiago, tome a Rota 5 e ande uns 100 km até essa cidadezinha onde estão outras vinícolas conhecidas, como Anakena, Los Boldos e Santa Amalia.

Vamos ao líquido.

Vinho de cor púrpura, jovem e lacrimoso. Boa intensidade aromática, frutos vermelhos, notas herbáceas, pimentão, pimenta e leve álcool (13%). Em boca apresentou menos corpo que a maioria dos Cabernet Sauvignon chilenos. Vinho seco, com taninos finos e acidez mediana. Boa presença frutada, acompanhada de notas amadeiradas conferidas pela rápida passagem por carvalho (8 meses).

O final de boca é ligeiro, fruta desaparecendo logo e sobrando a boca seca causada pelos taninos e uma pontinha de álcool incomodando. Vinho que me pareceu mais simples do que prometia, com pouca ou nenhuma complexidade e definitivamente não empolgou. Está pronto para o consumo.
.
.
.

Nenhum comentário: