26 julho 2011

Château Romassan Domanies Ott Bandol AOC Rosé 2007



Ganhei esse vinho de presente. É possível que seja o melhor rosé comentado aqui no blog. A afirmação categórica é perigosa, porque as sensações variam muito nas degustações, dependendo de uma série de fatores, mas é um rosé de grande personalidade, produzido pela Domaines Ott, que possui três propriedades na região que produz dos mais famosos rosés do mundo, a Provence: Château de Selle (adquirido em 1912), Clos Mireille (adquirida em 1936) e Château Romassan (adquirido em 1956).

O vinho vem dessa última propriedade e é elaborado com as tintas Mourvedrè e Cinsault e maturado em barricas de carvalho de 9 a 11 meses. Pertence especificamente à AOC Bandol, uma pequena região no litoral do Mediterrâneo. No livro de Hugh Johnson e Jancis Robinson o domaine está entre os "notáveis produtores" da região (2008, p. 148).

O vinho tem uma impactante coloração acobreada, lembrando casca de cebola. Aromas em boa intensidade, com destaque para pêssego e leve carvalho. Na boca é vivo, com ótima acidez, traços de mel e repetição da fruta. Final longo, potente, com leve álcool (14%), mel e pêssego. Pede comida.
.
.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

posso estar enganada, mas acho que esse vinho já foi eleito omelhor rosé do mundo.
parabéns pelo blog.
Allana.

Anônimo disse...

Essa passagem do vinho pelas barricas de carvalho não deixam o vinho pesado?

Unknown disse...

Fui a bandol na França e ele domina as vendas lá !