13 junho 2011

Miolo Millésime Espumante Brut 2009


Na noite do dia 3 de junho fomos ao restaurante Canta Maria para um jantar e degustação de vinhos da D.O. Vale dos Vinhedos. Essa certificação impôs aos produtores algumas regras para que os rótulos tragam essa designação geográfica.

No caso dos espumantes, as regras são:
- elaboração exclusivamente pelo método tradicional (champenoise), com segunda fermentação em garrafa, com uvas provenientes do Vale dos Vinhedos e processo de elaboração em vinícola instalada na D.O.
- utilização das uvas Chardonnay e Pinot Noir em pelo menos 60% do vinho base, podendo o restante ser completado com Riesling Itálico.
- constar no rótulo, além do método, a classificação em nature, extra-brut ou brut.

Esse espumante é elaborado pela Vinícola Miolo, uma das gigantes do vinho brasileiro. A partir da safra 2009 passou a ostentar a D.O. Vale dos Vinhedos. Segundo pude ler no site da vinícola, as uvas Chardonnay e Pinot Noir entram em parcelas iguais no vinho base e o processo de segunda fermentação em garrafa chega aos 20 meses. Álcool a 12,5%.

Espumante de coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. Perlage fina e persistente. Bom equilíbrio entre acidez, cremosidade, fruta (pêra) e fermentação (casca de pão). Final longo e elegante, deixando na boca uma boa lembrança dos frutos de polpa branca e citricidade levíssima. Foi servido para acompanhar as entradas no jantar: Bruscheta con Melanzane e Pomodori Secchi e Insalata Siciliana. Harmonizou muito bem.

É vendido na loja virtual da vinícola a R$ 55.
.
.

Nenhum comentário: