12 junho 2011

Pizzato Espumante Brut 2009


Na degustação on line realizada no dia 3 de junho, o segundo vinho aberto foi esse ótimo espumante elaborado pela Vinícola Pizzato, através do método champenoise, com uvas Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%). A garrafa aberta para os presentes e enviada aos demais blogueiros ficou por 22 meses em autólise de leveduras. É vendido por $42 no varejo da vinícola.

Na taça coloração dourado claro, com perlage fino e persistente. Aromas em boa intensidade, cítrico e notas de fermentação em equilíbrio. Na boca tem volume e cremosidade, mas com frescor garantido por uma boa acidez. Espumante de grande elegância e boa complexidade. O final é persistente, sensação final de boa integração entre frutado, algum floral e notas de pão torrado dadas pela fermentação em garrafa. Tem açúcar residual na casa dos 8-9 g/litro, uma faixa que me agrada bastante.

O enólogo Flávio Pizzato esteve presente. Falei com ele sobre esse vinho e ele disse: "estamos aprendendo a fazer espumantes". Modéstia dele, posso garantir.

.
.

Nenhum comentário: