14 junho 2011

Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2010


Para ostentar a D.O. Vale dos Vinhedos no rótulo, um vinho branco varietal precisa ser produzido com pelo menos 85% de Chardonnay. Já em assemblage, essa uva deve corresonder a pelo menos 65% do vinho.

Esse 100% Chardonnay é produzido pela Casa Valduga, com pasagem de 6 meses por barricas romenas e francesas, de média tostagem. Tem 14% de álcool e é vendido na casa dos R$ 55.

Na taça um dourado claro e límpido. Bons aromas, lembrando frutos brancos (como pêra e abacaxi em calda) e notas tostadas. Em boca tem bom volume, com destaques amanteigados da madeira mesclando com boa fruta. Final longo, com repetições da boa fruta e leve tostado. Acidez em boa conta, deixando que o vinho assuma uma refrescância gastronômica, mas mantendo caráter elegante.

Foi servido no jantar da Canta Maria para acompanhar um Crema di Zucca, que pode ser feito assim: tire a casca da abóbora cabotiá (1kg) e corte em pedaços. Cozinhe com sal e água até virar um creme. Acrescente um pouco de salsa picada e retire do fogo. Servir quente ou frio.

. .

Nenhum comentário: