Esse tinto é produzido na região espanhola de Rioja pela Bodegas Murua, fundada em 1974. A bodega está localizada no coração da Rioja Alavesa, no município de Elciego, mas também possui vinhedos em Laguardia, município vizinho famoso por ter seu centro todo fortificado.
A bodega possui 2.200 barricas bordalesas que são renovadas a cada 3 anos e uma cave subterrânea com capacidade de armazenamento para 1,5 milhão de garrafas. Conta ainda com a maior biblioteca sobre vinhos de Rioja, com 2.350 volumes escritos desde o século XVI.
Esse vinho é um corte de 90% Tempranillo, 2% Mazuelo e 8% Graciano, com passagem de 18 meses por barricas americanas de terceiro uso.
Rubi profundo, brilhante. Muito aromático. Frutos bem maduros e madeira presente, dividindo espaço. Notas lácteas e álcool sem aparecer. Pouco corpo. Taninos finos e acidez equilibrada. Frutado delicado se repete, acompanhado de notas lembrando menta e eucalipto. Final mediano, com madeira mais evidente. Vinho que evolui em taça, podendo acompanhar comida ou servir como aperitivo.
Tem 14% de teor alcoólico.
Um comentário:
Neste fim de semana degustei um Aclys Crianza 2008, mesmo corte e que segue as mesmas notas apontadas por você, com a adição de frutas vermelhas e geleia de morango no nariz, e foi uma surpresa agradabilíssima. Bom ver que foi bem cotado por aqui também. Um abraço e cumprimentos pelo ótimo trabalho.
Postar um comentário