18 maio 2011

Larentis Reserva Especial Marselan 2007

Comprei esse vinho no ano passado quando visitei pela primeira vez a Vinícola Larentis, no Vale dos Vinhedos. Produtor familiar, no sentido mais legítimo da expressão, produz tintos com qualidade que me surpreendeu, principalmente pelo equilíbrio apresentado.

Esse Marselan (cruzamento entre Grenache e Cabernet Sauvignon) custou algo em torno dos R$ 31 e valeu cada centavo. Tem coloração rubi profundo, de pouca transparência. De imediato aparecem aromas típicos dos vinhos brasileiros. Brinquei que minha memória olfativa me levou à cantina da Larentis.

No nariz frutos vermelhos maduros em boa intensidade, fundo vegetal, pimenta e café. Na boca é equilibrado, corpo médio, taninos doces e acidez moderada. As sensações olfativas se repetiram em boca. Final mediano. A cada gole o vinho mostrava sua personalidade, chamando para o próximo gole. Não sei o tempo de passagem por madeira, mas foi bem dosada pelo enólogo.

Uma grande surpresa. Foi muito bem com salamaria e queijos. Impressionou pelo equilíbrio e vocação gastronômica. Está num bom momento para consumo.


2 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil já encontramos ótimos exemplares de Marselan. Esse eu não conheço, mas pela descrição vale mesmo a pena. Quando foi ao Vale dos Vinhedos certamente farei uma visita à Larentis.
Valeu.
Abs.

Anônimo disse...

Possuo uma dessas na minha adega. Esta la desde 2010. Assim que o frio chegar vou abri-la