13 abril 2011

Corralillo Syrah 2009

A primeira vinícola que visitamos no Chile, em janeiro, foi a Viña Matetic, localizada no Vale de Casablanca. Se quiser saber um pouco mais da visita, clique aqui.

O vinho é um 100% Syrah produzido com uvas dessa região que tem se notabilizado pelos brancos aromáticos e minerais. Mas em todas as vinícolas que visitamos naquela região, incluindo também o Vale de San Antonio, os tintos TOP das vinícolas são normalmente produzidos com Syrah.

O vinho tem intensa coloração púrpura, pouca transparência e muitas lágrimas, manchando a taça. Bons aromas, com madeira (baunilha) chegando antes dos demais. A rolha já indicava essa característica. Com alguns minutos na taça o vinho se abriu, deixando aparecer frutos negros e especiarias. Na boca tem bom corpo, está num bom momento de consumo. Um vinho de personalidade. Taninos finos e boa acidez, acompanhados por fruta intensa, com potência dada pelo álcool (14,5%), mas sem ser alcoólico. Final longo. Fruta madura e tostado.

Evoluiu em taça e me pareceu que uns 30 minutos de decanter cairiam bem. Vinho bem feito. Ainda jovem, ficará melhor nos próximos 2-3 anos.


. .

Nenhum comentário: