11 abril 2011

Parés Baltá Cava Brut 2008


Minhas experiências com cavas, os famosos espumantes espanhóis, não foram das melhores. Isso me preocupava, porque um produto tão famoso em todo o mundo não pode ser tão ruim quando chega aqui em casa.

Esse problema foi resolvido com esse produto da Parés Baltà, uma vinícola familiar estabelecida em 1790. Atualmente estão na ativa três gerações da família Cusine: o avô Joan Cusine Hill (1917), seu filho Joan Cusine Cusine (1946) e os netos Joan Cusine Carol (1972) e Josep Cusine Carol (1975), que a partir de 2000 assumiram a direção da empresa. Atualmente possui 174 hectares de vinhedos, que e 2004 receberam certificação orgânica. São 5 parcelas de vinhedos, situados em um grande mosaico de solos e microclimas, com altitudes variando entre 170 a 750 metros sob o nível do mar.

Além das variedades nativas da região de Penedès, como a Garnacha, Xarel-lo, Macabeo e Parellada, também cultivam nas zonas mais altas e frias, as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Pinot Noir, Mencía e Merlot e nas zonas mais baixas e quentes Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tempranillo, Cabernet Franc, Muscat e Petit Verdot.

Dados técnicos: tem 11,5% de álcool e é elaborado na região de Penedés com as variedades Macabeo (21%), Xarel-Lo (10%) e Parellada (69%), com segunda fermentação na própria garrafa (champenoise) pelo período de 12 meses. As enólogas são Maria Elena Jimenez e Marta Casas.

Cor amarela clara, com reflexos brilhantes. Aroma de intensidade média, lembrando casca de pão, frutos brancos (pêra) e algum floral. Na boca é melhor. Equilibrado. Cremoso, com boa fruta e acidez refrescante. Final com boa persistência, um misto de fermentação e algo que identifiquei estranhamente como sendo groselha, uma sensação que ainda não tinha percebido em espumantes.

. .

2 comentários:

Anônimo disse...

vivi várias experiências frustrantes também, especialmente com a Cava Cristalino. Boa dica essa. Valeu.

Jefferson Lemos

Anônimo disse...

Essa Cava realmente é especial. Apesar de ser muito fresca, tem boa estrutura e complexidade. É um espumante diferenciado, de pequeno produtor e elaborado com produção orgânica.
Valeu,
Julio Schmitt