26 janeiro 2011

Viagem ao Chile - Viña Matetic


Chegamos a Santiago no dia 11 de janeiro e no dia seguinte partimos rumo ao Vale de San Antonio para visitar a primeira vinícola de nossa lista, a Viña Matetic, fundada em 1999. A opção por nos hospedarmos em Melipilla foi boa porque é uma cidade maior que Casablanca e San Antonio e não tão cara como Valparaíso ou Viña del Mar. Mas encontrar a Matetic partindo de Melipilla foi difícil, principalmente porque as pessoas não conhecem bem a rota dos vinhos.
Depois de umas 2 horas dirigindo sem muito sucesso resolvemos ir a Casablanca para tentar outra vinícola. Para nossa felicidade foi uma decisão acertada porque logo após tomarmos a estrada para lá vimos a primeira placa em terras chilenas que mencionavam algo a respeito de vinícolas. Era uma placa da Ruta del Vino do Valle de Casablanca, embora a Matetic fique no Vale de San Antonio.

Ao chegarmos na entrada da propriedade nos deparamos com uma placa indicando que ali estavam o hotel (La Casona) e o restaurante, mas a vinícola ficava a uns 10 km adiante. Perto de lá começaram a aparecer os primeiros vinhedos e começamos a entender algumas particularidades do clima daquela região: em pleno verão, sol forte, nenhuma nuvem no céu e uma brisa sempre fresca soprando.

Chegando na vinícola nos deparamos com uma linda e moderna construção cravada no topo de uma colina, mas de padrões medianos em termos de produção: segundo informação da guia a vinícola produz cerca de 300.000 litros de vinho/ano.



Contratamos um tour + degustação + almoço, que fizemos juntamente com um casal inglês. A atendente que nos conduziu falava em inglês e espanhol, alías a presença de guias bilingues é uma regra em quase todas as vinícolas que visitamos. Após as explicações passamos à degustação.

Os vinhos brancos provados (Sauvignon Blanc e Chardonnay, da linha EQ) são frescos, muito aromáticos e com boa carga de mineralidade. Destaque também para o Syrah, que inclusive é o top da vinícola, além de dois cortes da linha Corralillo: o Rosario's Blend e o Winemaker's Blend.
Após a degustação voltamos ao restaurante para completar o pacote contratado. O lugar é lindo e tem ótima comida, com os pratos sempre harmonizados com um branco e um tinto, além dos que você quiser comprar, claro. O hotel também é um caso a parte, pena que não seja tão barato.

Importante: o serviço no Chile nunca está incluso na conta, portanto, prepare-se para ouvir sempre a frase: la propina no esta incluida.
Veja todas as fotos em: www.facebook.com/vinhoparatodos

3 comentários:

Anônimo disse...

Gil,


Quero conhecer essa vinícola. A dificuldade que vc teve também tive para visitar Odfjell, que fica em Costa Barriga, no Maipo Costa. Ninguém sabia chegar lá e o único taxista que sabia me pediu US$ 100. Resultado: não pude visitá-la.

abraço


Jeriel

Anônimo disse...

A vinha é muito bonita. Visitamos há 3 semanas atrás e fizemos um pacote completo que incluiu passeio a cavalo, tour pelo vale e processo, degustação e almoço. Valeu a pena !

Anônimo disse...

Onde ficam os fabricantes de garrafa de vidro? Com tantas vinicolas.....