23 março 2011

Santa Alicia Merlot 2009


Gosto muito dos vinhos da
Santa Alicia, especialmente o top deles, o Millantu (relembre). Mas o que mais me agrada nessa vinícola é que todos os seus vinhos são corretos, mesmo os mais básicos encontrados em supermercados, como é o caso desse. Quanto estive no Chile em janeiro tentei ir à vinícola, mas não consegui encontrá-la, apesar de estar com um mapa nas mãos. Na busca acabei encontrando a Santa Rita e a Concha y Toro por acaso, duas vinícolas que não estavam no roteiro inicial.

Há um tempo fui a um supermercado para comprar duas garrafas de vinhos mais simples e baratos, para um descompromissado almoço de domingo. Encontrei esse Merlot a R$ 19 e não tive dúvidas, até porque já conhecia o vinho da safra 2004, que me pareceu interessante para a faixa de preços.

Esse 2009, produzido no Vale do Maipo, tem bons aromas, lembrando frutos vermelhos mais delicados. Tem pouco corpo, é delicado, com taninos doces, passando quase despercebidos. Baixa acidez. Final mediano, leves notas de ervas e um pouco de tabaco, apesar de não passar por madeira, segundo o site da vinícola.
Vinho simples e descompromissado, ideal para o cotidiano. Não é complexo nem causará suspiros, mas vale o que custa. Devido à sua baixa acidez é menos gastronômico que outros vinhos de linhas superiores, mas também é ideal para bebericar. Não ganhará nada com a guarda.

.
.
. .

Nenhum comentário: