25 março 2011

Nimbus Estate Gewürztraminer 2007

Estava em Catalão-GO e tive notícias que um grande supermercado da cidade iria fechar. Sabedor que pertence a uma rede que também importa vinhos, fui lá conferir o que ainda restava. Encontrei pouca coisa, mas esse Gewurztraminer estava a um bom preço e, apesar da safra, ainda mantinha-se sem qualquer alteração na cor. Escolha certeira.
É um vinho produzido pela Viña Casablanca (fundada em 1992), na região chilena que leva o mesmo nome e tem se notabilizado pela produção de vinhos brancos bastante intensos, seja em aromas (especialmente), seja em sabores.
Esse pertence à linha Nimbus, que também traz os varietais Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Não passa por barricas de carvalho, nem sofre fermentação malolática (hã?), o que lhe permite manter o frescor e as características aromáticas da variedade.
Como disse, vinho bastante claro, um amarelo palha, com reflexos violáceos e nenhuma turbidez, apesar dos 3 anos e pouco em garrafa. Nos aromas é intenso, com o inconfundível festival de flores e frutos de polpa branca, especialmente lichia. Na boca é fresco, com notas adocicadas e boa acidez, sendo possível acompanhar pratos com algum condimento. Surpreendentemente vivo para a idade e por estar numa garrafa transparente em supermercado. Retrolfato persistindo flores. Final mediano, floral e alguma citricidade. Amargor de leve, sem atrapalhar. Boa tipicidade. Com queijo Camembert ficou doce. Com um Grana Padano limpou a boca e se sobressaiu levemente. Álcool a 14% sem aparecer.
Compra muito boa. Devia ter trazido mais garrafas (R$ 35).
.
.

9 comentários:

Anônimo disse...

Venho acompanhando o blog há algum tempo. Excelente! Um serviço de utilidade pública.

Administrador disse...

Joel, muito gentil seu comentário. Valeu.

Visitei seu blog e achei muito legal também. Gostei das tiras e com "I'm so tired" relembrei quando ainda ouvia meus vinis dos Beatles deitadão no tapete da sala... faz tempo!

Deu até vontade de inserir alguns videos lá no blog... vou pensar no assunto.

Grande abraço,

Gil Mesquita
VPT

Queisse disse...

Boa Gil,
Faz tempo que não circulo. Primeira parada, teu blog.
Continua na mesma forma, mas ainda melhor.
Excelente postagem. Florais e Lichia. Gewuz total mesmo.
To com saudades da CBE. Espero tomar um com vocês em breve.

Brindes,
Leonardo

Leonardo de Araújo disse...

PS: Usei a conta de minha esposa por engano no outro comentário, mas tá Ok. Não foi fake nem nada parecido.

Abraços,
Leonardo
vivaovinho.blogspot.com

Administrador disse...

Leonardo,
que bom que está voltando ao blog.
Sentimos sua falta na CBE, afinal você é um dos fundadores.
A "administração" está a cargo do Alexandre Frias, do Diário de Baco. Não sei se você está recebendo os e-mails com os temas do mês. Se não estiver me avise.
Grande abraço.
Saúde!!!

Zorak disse...

35 reais??? qu pechincha...

olha o preço nesta loja:
http://secure.ciashop.com.br/loja/product.asp?store=104075&template_id=6&partner_id=&dept_id=2417&pf_id=23073&nome=Vinho+branco+Chileno+Nimbus+Estate+Gewurztraminer

Administrador disse...

Raphael, o vinho estava a esse preco porque o supermercado estava fechando. Eu pagaria $50 por ele sem problema. Mas $66 eu tenho serias duvidas.
Saúde.
VPT.

RedCzar777 disse...

Tava bem barato mesmo. Eu gosto especialmente do Sauvignon Blanc dessa linha.

Administrador disse...

Victor, imagino que seja muito bom mesmo. Aquela região produz ótimos SB.
Valeu pelo comentário.
Saúde!