11 março 2011

Irroy Champagne Brut

Esse é o primeiro champagne comentado aqui no blog. O motivo é simples: o preço normalmente alto. Mas esse foi comprado em condições especiais junto com garrafas de outro champagne, que em breve será comentado aqui. Paguei na ocasião R$ 75 por garrafa. Uma pechincha se comparado com os preços normalmente praticados no Brasil.

É produzido pela Maison Ernest Irroy, em Reims, casa fundada em 1820 na conhecida "Idade do Ouro do Champagne", bebida preferida para o poderoso império britânico e a milionária coroa russa.

O vinho base é um blend de Pinot Noir (35%), Pinot Meunier (25%), Chardonnay (30%) e 10% de vinhos reserva, amadurecido por 15 meses em barricas francesas (claro!).

Na taça a coloração é amarelo palha, apesar da passagem por carvalho. Aromas inicialmente com destaque para o resultado da fermentação (casca de pão, manteiga), mas depois de alguns segundos se amenizaram, dando lugar a um frutado bastante fresco, com destaque para frutos de polpa branca, lembrando pêra.

Na boca é marcante. Tem ótima acidez, é seco, mas com alguma cremosidade. Em termos de teor de açúcar está mais próximo de um nature ou extra-brut brasileiros. Gastronômico, com final longo. A esse preço foi uma ótima compra.
.
.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

que bancana, nunca tinha ouvido falar em um champagne desse preço. E pela descrição é um produto de grande qualidade.
Abraço,
Alex Moura

Selma Artesanatos e decorações disse...

Olá, estou começando agora no mundo dos blogueiros(as) e te encontrei, resolvi te seguir e caso vc se interesse me siga tbm, vou adorar. Faço trabalhos em E.V.A. e estou aqui no intuito de divulgar meu trabalho aproveitando e fazendo mais amizades...Grande abraço.
http://selma-artesanato.blogspot.com/

BK72 disse...

Eu gostei muito do Montaudon, que veio na leva desse. Gostei tanto do preço quanto do líquido. Esse aí não peguei.

Abs
Buko