26 dezembro 2010

Luis Pato Baga Espumante Brut 2007

Já comentei um tinto produzido por Luis Pato com a casta Baga (relembre). Ao encontrar esse espumante brut achei interessante prová-lo, embora o preço não faça dele um produto para o dia-a-dia (R$ 70-80).

Dados técnicos: espumante elaborado com 100% da casta Baga, com segunda fermentação nas próprias garrafas (método Champenoise) por um período entre seis e nove meses.

Espumante rosado, lembrando casca de cebola. Perlage com bolhas médias, mas em boa intensidade. Espuma rápida. Aromas com fruta discreta e pouquíssima lembrança da fermentação.
Na boca a primeira sensação é da boa acidez. Espumante seco, mais "duro" que os Brut brasileiros. Final ligeiro, deixando a boca limpa, com leve lembrança da fermentação no palato. Alguma mineralidade tomando lugar do frutado discreto.
Gastronômico e bem feito, embora o estilo não tenha me agradado tanto. Por preços menores há espumantes brasileiros mais interessantes, como os Gran Reserva ou o 130 da Casa Valduga ou os diferenciados Cave Geisse.

. .

Um comentário:

Anônimo disse...

divirjo da crítica:os espumantes do Luiz Pato, da uva baga, não são inferiores aos citados. A baga não é uma uva para fazer graça na boca! Mas, está na origem dos espumantes lusos. Os nossos são mais "macios", o que não quer dizer muita coisa. Porém, ressalvo que o Casa Geisse é ótimo.