08 dezembro 2010

Cesari Ripasso Bosan Valpolicella Superiore DOC 2006

Com esse vinho da Cesari começaram meus problemas. É que não bebo vinhos italianos com grande frequência, ainda mais nessa faixa de preços. Então analisá-los é um pouco mais complicado.

A técnica "ripasso" é utilizada em Valpolicella para fortalecimento de seus vinhos. Trata-se de uma refermentação de vinhos da mesma safra (ou anteriores) no bagaço das uvas utilizadas para a produção do Amarone. Esse processo dura cerca de 15 dias, dando ao vinho mais cor, estrutura, aromas, taninos e mais álcool (1 a 1,5%). Após a fermentação malolática o vinho é submetido a 12 meses de barricas de carvalho francês. Feito o corte (80% de Corvina Vernoese e 20% de Rondinella), passa por mais 6 meses em barricas e outros 8 meses maturando em garrafa. Segundo a literatura é um vinho que merece o título de vino de meditazione, vinho nobre ou algo semelhante.
.
Vinho de coloração púrpura, lacrimoso. Aromas em boa intensidade, álcool um pouco presente no nariz, mas foi dissipado com algum tempo em taça. Muita fruta madura, frutos negros, algo lembrando ameixas, especiarias, madeira presente com toques abaunilhados e tabaco. Vinho de bom corpo, sério, taninos finos e muito equilíbrio. Acidez que lhe confere vocação gastronômica. Foi bem com as carnes da noite e mesmo com queijos mais potentes. Final longo, com frutos negros em boa mescla com as notas amadeiradas. Álcool sem aparecer. e vida longa pela frente.
.
Particularmente não posso beber esse vinho com frequência em razão do preço (faixa dos R$ 130-135). Mas de vez em quando vale uma extravagância.

. .

Nenhum comentário: