10 dezembro 2010

Cesari Amarone della Valpolicella Classico DOC 2006

Mais um excelente vinho da Cesari servido na degustação da Max Brands no mês de novembro, o penúltimo da noite. Certamente não é dos mais imponentes Amarone, mas um vinho de excelente qualidade. A própria importadora tem um superior a esse, que venceu a degustação às cegas no Encontro de Vinhos em RP, mas a um preço maior. Por esse Classico paga-se algo em torno dos R$ 185 e sua qualidade justifica o preço.
.
Para a elaboração desse Amarone, a colheita das uvas é feita uma ou duas semanas antes da realizada para os vinhos Valpolicella. São colocadas para secar até o final de janeiro, com objetivo de obter vinhos altamente concentrados e potentes. Com esse processo as uvas perdem 30-40% de seu peso e concentração de açúcar, gerando um alto teor alcoólico. A maceração é realizada em contato com a pele por 20-30 dias com a fermentação entre janeiro e fevereiro. Depois disso o vinho é colocado em cubas de aço inox para completar a fermentação malolática. O processo de maturação dura 3 anos, com envelhecimento em grandes barris de carvalho da Eslováquia e da França, terminando o processo com mais 8 meses em garrafa.
.
É um corte com 75% de Corvina Veronese, 20% de Rondinella e 5% Molinara (que confere acidez ao vinho). Tem coloração rubi, com muitas lágrimas na taça. Aromas de boa intensidade, com muita fruta vermelha, algo lembrando cereja, mas também ameixa, couro e algum vegetal. Boa complexidade.
Na boca evolui, é mais intenso, com bom corpo, harmonia e elegância. Tem final de grande persistência. Foi bem com as carnes mas também é muito bom bebido sozinho. Apesar dos 15% de álcool não é pesado ou alcoólico. Pode ser guardado por alguns anos sem nenhum problema. Sem dúvida um vinho de personalidade.

Cuidado! Se você gosta apenas de vinhos muito frutados e muito amadeirados, essa não será uma boa escolha.

.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho esse vinho sensacional. Já pude prová-lo em 3 oportunidades e tenho uma garrafa guardadinha aqui na adega.
Aqui no Rio, na Cadeg, pode ser comprado por R$115,00. Ótimo preço para um Amarone como esse. Já provei dois outros Amarones mais caros e esse aí era melhor. Dos Amarones que provei, ele só perde pro Zenato, vendido no freeshop.
Tb tenho uma do Bosan que ganhei de aniversário guardadinha na adega. Nunca provei, mas pelo que li, inclusive aqui, deve ser ótimo.

Abs
Buko