27 novembro 2010

Cesari Cento Filari Lugana DOC 2008

A vinícola Cesari foi fundada em 1936 por Gerardo Cesari, na província de Verona. Tem em seu portfólio vinhos de variadas gamas, divididos em Riserve, Singolo Vigneto, Vini Tradizionali, Classici e Varietali, além de azeites e destilados. Na degustação foram provados três vinhos desse produtor, que serão comentados nos próximos dias.

Dados do vinho: é um corte de Turbiana (95%) e Chardonnay (5%), sem passagem por madeira. A variedade que predomina no corte é uma uva originária da região de Lugana, na Lombardia. Seu nome também pode ser Trebbiano di Lugana, mantendo características que a aproximam das várias denominações de uvas Trebbiano, como o amadurecimento tardio, mas também é parecida com outra uva italiana, a Verdicchio.

Na taça coloração amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Aromas em boa intensidade, frutos brancos, especialmente abacaxi e alguma especiaria. Discretas notas minerais. Boa complexidade.
Na boca evolui, com boa acidez e fruta muito presente. Equilibrado e elegante, com álcool a 13% sem incomodar. Sem indicativo de passagem por madeira. Pode acompanhar peixes ou pratos mais leves. Pronto para beber. Ligeiramente superior ao primeiro vinho da noite, comentado ontem no blog.

Será vendido por aqui na faixa dos R$ 60-65.


. .

Nenhum comentário: