26 novembro 2010

Batasiolo Chardonnay Morino Langhe DOC 2007


A história da conhecida vinícola Beni di Batasiolo começa em 1978, quando a família Dogliani compra a histórica Vinícola Chiola, edificada nos anos 50 em localização privilegiada no município de La Morra, no coração do vale do vinho Barolo (Piemonte). Naquela época a propriedade era composta de sete "beni", ou seja, sete casas de campo rodeadas de vinhedos de uvas Nebbiolo de Barolo. Atualmente são mais de 100 hectares de vinhedos, dos quais 60 são utilizados para cultivo da Nebbiolo.

Dados do vinho: produzido com 100% de uvas chardonnay do vinhedo "Morino", situado na colina de La Morra, no Piemonte. Tem 13% de teor alcoólico. Passa 6 meses em barris de carvalho e outros 6 meses em garrafa antes de ser colocado no mercado.

Na taça um vinho de coloração amarelo palha. Aromas de início discreto, mas que evoluíram para um frutado característico da variedade e discretas notas amadeiradas. Na boca é elegante, macio e com boa fruta. Acidez marcante, com bom equilíbrio. Final de boa persistência, com fruta aparecendo de início, dando lugar a um elegante tostado proveniente da fermentação em carvalho. Certa complexidade e vocação gastronômica, podendo ser apreciado como aperitivo também. Madeira não deixou o vinho "pesado".

Aqui em MG, considerando a pesada tributação estadual, deverá ser vendido na faixa dos R$ 60-65.
. .

Nenhum comentário: