13 outubro 2010

Surazo Reserva Carmenère 2006

Quando comprei um Carmenère básico dessa linha (relembre), produzido pela Viña Santa Monica, também comprei esse Reserva, pagando R$45. É produzido com uvas do Vale do Rapel, localizado a 90 km ao sul da capital Santiago, com altitude aproximada de 600 metros acima do nível do mar. O vento ("surazo") que corta a região no verão resfria os vinhedos, causando um amadurecimento lento das uvas, concentrando sabores e aromas.
.
Nunca é demais lembrar que o enólogo é Don Emílio de Solminihac, o primeiro chileno a formar-se em Bordeaux, ainda em 1952.
...
O vinho apresenta coloração rubi, é límpido e lacrimoso, manchando levemente a taça. Aromas em boa dose ao servir o vinho. Início lembrando terra, um pouco fechado. Com leve aeração abriu-se em complexidade: terra, frutos vermelhos mais delicados (amoras e cerejas) e muitas especiarias, especialmente pimenta.

Em boca tem menos corpo que o esperado, é mais delicado e elegante, com taninos finos e toques de pimenta acompanhando frutado muito elegante.
Final de média persistência, mas muito gostoso, com frutas, especiarias e discretíssima madeira, com notas terrosas ainda acompanhando. Evoluiu muito depois de aberto, parecendo-se muito mais com um vinho europeu do que sul-americano. Fundo de taça condimentado, com óregano e pimenta em evidência.
Álcool a 14%, sem incomodar. Pronto para beber ou para guardar por mais 1-2 anos.
.

Nenhum comentário: