13 junho 2010

Dádivas Merlot Cabernet Sauvignon 2006

Não é novidade para os leitores desse blog que gosto dos vinhos da Lídio Carraro. Apesar dos preços um pouco salgados de algumas linhas, o que me impede de bebê-los na frequência que gostaria, são vinhos corretíssimos e representam bem o terroir de onde vieram. Definitivamente são vinhos brasileiros, com sotaque brasileiro!
Esse bivarietal é de uma linha relativamente nova, cujo Chardonnay já recebeu comentário aqui no blog (relembre). Pela garrafa paguei algo em torno dos $35. Foram produzidas 9.500 garrafas. Abri a de nº 2.705.
Na taça uma coloração rubi, brilhante, com bordas discretamente tendendo ao alaranjado. Lágrimas finas.
Aromas em boa intensidade, com predominância para características da Merlot (embora eu não saiba o percentual dessa uva no corte). Frutado maduro, com lembrança a especiarias, chocolate e leve tostado.
Corpo mediano, com taninos finos e boa acidez. Amargor discreto. Final persistente, com frutado em segundo plano, prevalecendo notas tostadas, café e chocolate. Álcool a 13,5%, sem incomodar.
Vinho que não é espetacular, mas tem como pontos positivos a tipicidade, o equilíbrio e a boa complexidade, alcançada mesmo sem passagem por madeira. Vale conhecer. Arrisco até a dizer que por esse preço não há nenhum Bordeaux vendido no Brasil com a mesma qualidade.
.

4 comentários:

Daniel Perches disse...

bebi ontem a minha garrafa de Dadivas Pinot Noir 2009. Estava muito boa! Recomendo!
Ainda não conheço esse Cabernet / Merlot, mas vou buscar depois dos seus comentários.
Abraços
Daniel

Alexandre disse...

Vou procurar saber quem está representando os vinhos da Lídio Carraro, e tentar comprar alguma coisa desta linha.

Sou particularmente curioso pelo Chard deles (aliás, sou curioso por Chardonnay nacional).

Quanto existir um espumante que faça frente ao Arte da Valduga...bem, tem o Salton Reserva Ouro, que é Charmat, é bom, custa mais ou menos o mesmo preço.

Mas o perfil é diferente, mais frutadão, e você não vai encontrar um perlage tão elegante.

Ainda assim, vale a pena!

Um abraço!

espressa-mente! disse...

Em se tratando de garrafas numeradas devemos nos preocupar mais com as nao (e)numeradas!

Anônimo disse...

Ontem a noite tomei minha garrafa Safra 2008, simplesmente maravilhosa, foi o melhor vinho que tomei nos últimos tempos, com na vinícola, foi me falado. "Os vinhos chilenos são um lixo perto dele!", parabéns pela excelente qualidade do produto. Quero ter o prazer de tomar mais Uns! ( Marco Monaco – Porto Alegre – RS )