15 junho 2010

The Wolftrap Blend Red 2008 #cbe

Esse é o 43º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, uma sugestão do Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos) para marcar a realização da Copa do Mundo na África do Sul. Minha escolha recaiu sobre um vinho que eu já tinha em casa e há tempos esperava uma oportunidade para degustá-lo.
É um vinho produzido pela Boekenhoutskloof, produtora dos interessantes Porcupine Ridge e o famoso Chocolate Block. Leva em sua elaboração as tintas Syrah (65%) e Mourvèdre (32%) e a branca Viognier (3%). As tintas são originárias de vinhedos em Malmesbury e sofrem fermentação com leveduras selecionadas (provenientes do Rhône), sendo maturadas em barricas de carvalho francês. A uvas Viognier são originárias de Boekenhoutskloof, vinificadas em separado e adicionadas ao vinho pouco antes do engarrafamento.
O acréscimo de Viognier à Syrah é comum na Côte-Rotie, apelação criada em 1940, onde é autorizada a adição de até 20% da uva branca aos vinhos tintos, resultando em aromas florais e mais acidez.
...
Abri o vinho esperando potência e uma explosão de notas abaunilhadas, comuns nos Pinotage sul-africanos nessa faixa de preços. Mas, ao contrário, encontrei um vinho elegante, sem madeira em excesso, mais parecido com um vinho europeu. Arrisco até a dizer (podendo ser muito criticado por isso) que às cegas poderia se passar por um Côtes do Rhône dos mais simples.
Na taça um belo rubi, brilhante e translúcido, com lágrimas lentas. Aromas um tanto modestos, com lembrança inicial a couro, frutos negros, especiarias (pimenta) e álcool aparecendo de leve (14,5% de teor).
Na boca melhora muito. Leve e equilibrado, com taninos finos e boa acidez. Presença vegetal e um pouco floral também. Depois de um tempo aberto ficou mais amável ainda, mais maduro e "doce", marcado por predominante frutado.
Final um pouco ligeiro, mas muito elegante, com frutado e vegetal tomando conta e um tostado muito discreto fazendo pano de fundo, como deve ser.
Acredito que esteja no momento ideal de consumo e não me parece ter forças para evoluir com a guarda. Surpreendeu bastante. Gastronômico, indo bem inclusive com pratos mais gordurosos.
.

4 comentários:

Alexandre disse...

Oi Gil!

Sou muito curioso com esses cortes "norte do Rhône", estilo côte-rotie com pequenas parcelas de Viognier em tinto. Ainda não bebi nenhum!

E realmente, o jogo foi medonho! Do jeito que o Brasil jogou hoje, estou com medo da partida contra a Costa do Marfim!

Mas acabou que, agora, depois do jogo, estou bebendo aqui um Valduga Premium Cabernet Franc. Vou postar sobre ele depois!

Um abraço!

Raul Antunes disse...

deve ter sido um vinho muito bom gil, mas vc esqueceu de postar onde comprou e quanto pagou!! fiquei curioso!! abracos!!

Vitor Messias disse...

Realmente é um vinho muitíssimo agradável. Vale o que custa, sem ser uma bomba de fruta e madeira do Novo Mundo.
Gosto muito do blog e tenho comprado vinhos seguindo suas sugestões.
Abração.
Vítor Messias
Campo Grande

Renato Prado disse...

Quem perguntou onde comprar e preço, segue a resposta!

http://www.meusvinhos.com/por-tipo-pais/tintos/africa-do-sul/the-wolftrap-blend-2009.html