09 junho 2010

Club des Sommeliers Reserva Late Harvest 2006


Os vinhos dessa linha são produzidos por vinícolas de todo o mundo e rotulados para o Grupo Pão de Açúcar. São produtos baratos e com o propósito de mostrar ao consumidor as características de vinhos de diversas regiões. Esse "colheita tardia" é produzido no Chile pela Carta Vieja.
No rótulo não há muita informação quanto às uvas, mas no site do Pão de Açúcar encontrei que é elaborado com a Sauvignon Blanc, mas é uma informação sujeita a confirmação.
.
Na taça um amarelo bem intenso, com fortes nuances esverdeados. Untuoso. Aromas em boa intensidade. Quando mais gelado revelaram-se frutos tropicais, como abacaxi, leve defumado e uma discreta nota química, lembrando derivados de petróleo e borracha. A uma temperatura mais alta revelaram-se ervas e especiarias, com eucalipto muito evidente.
Na boca tem bom equilíbrio entre açúcar e acidez, com presença amadeirada no retro-olfato. É untuoso, mas com bom frescor.
Final longo, com destaque para defumado e notas cítricas. Fundo de copo lembrando ervas. Boa complexidade para um vinho de R$33. Se custasse R$60, talvez não merecesse as quatro tacinhas abaixo, mas é muito agradável e foi divertido notar as alterações nos aromas. Foi a melhor compra que fiz dessa linha.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro VPT,

provei este em janeiro/fevereiro mas não tomei nota. Apenas finquei mentalmente uma boa lembrança deste. É, de fato, um vinho que vale a pena experimentá-lo, ainda mais se for lado a lado com uma sobremesa - o que foi o meu caso.

abs atlanticos,
Daniel do Atlan Vitis

Anônimo disse...

Gosto desse blog a muito tempo porque vejo nele os vinhos que posso comprar e sempre encontro nos lugares onde vou.
A linha do Pão de Açúcar tem muita importância para pessoas como eu que não podem comprar sempre vinhos na faixa de preços que gostaria.
Por isso sou leitor assíduo do site.
Obrigado pela dica do colheita tardia.
Vinícius Pontes

Anônimo disse...

Degustei um deste recentemente, rotulo 2009. Agradou muito meu paladar, algumas notas de maracujá e preços convidativos.
Gostei muito do blog, ja adicionei em favoritos. Um bom guia para quem como eu, gosta de vinhos e tem um orçamento limitado.
Abraço. Fernanda (recife-PE)