04 maio 2010

Valmarino X Cabernet Franc 2005

Tenho uma ligeira desconfiança de que os cabernet franc nacionais ainda farão muito sucesso. Tenho provado bons exemplares varietais e esse elaborado pela Vinícola Valmarino me agradou muito. Foram produzidas 6.800 garrafas e abri a de nº 1.787, que comprei no varejo da vinícola em julho do ano passado, pagando (acho) R$52. Tem passagem de 6 meses por barricas de carvalho de média tostagem e ficou 2 anos descansando na adega.
Vinho de coloração rubi profundo, com pouca transparência. Denso, manchando a taça, com lágrimas lentas. Bons aromas, frutos negros, café, algo vegetal, com certa complexidade.
Na boca tem bom corpo, com taninos maduros, acidez evidente e bom equilíbrio. Vinho redondo, com madeira sem interferir em suas características. Final mediano. Taninos deixando a boca salivando, mas sem serem rascantes. Notas com intensa lembrança de café. Evoluiu depois de aberto, indicando que uma meia-hora de aeração lhe fará bem. Apesar de não filtrado ainda não formou resíduos, apenas cristais de tártaro.
Um grande vinho brasileiro, com preço justo, num bom momento de consumo e perspectivas de evolução.
.
.

7 comentários:

Unknown disse...

Confrade,

É sempre bom ler comentário sobre vinhos de nosso país. Confesso que preciso tomar coragem para conhecer mais do universo vinícola brasileiro.

Vou planejar uma viagem para as Serras Gaúchas!

O que, confesso, me deixa chateado é o preço dos vinhos por aqui. Vc pagou R$52,00 na vinícola! Imagina o preço que este vinho acaba tendo aqui em SP!!

Enoabraços,
Gustavo
http://enoleigos.blogspot.com

Administrador disse...

Gustavo, esse é um dos vinhos top da vinícola. Eles têm vinhos de boa qualidade a preços mais acessíveis, como um Tannat que já comentei aqui, além de bons espumantes na faixa dos $20.

Saúde!

Raul Antunes disse...

Falando de cabernet franc neste fim de semana comprei uma da casa valduga premium em visconde de mauá neste fim de semana, da safra 2006! espero que seja boa!!

Daniel Perches disse...

Gil, eu sou fã desse vinho. É pra mim um dos melhores Cabernet Franc que temos hoje no Brasil.
Abraços
Daniel

Daniel Perches disse...

Gil, eu sou fã desse vinho. É realmente um dos melhores Cabernet Franc que temos no Brasil.
Um abraço

Daniel

Paty disse...

Como já comentei em outro post, também adoro este vinho e este vinícola. Tomara que vc esteja certo sobre a repercussão dos cabernet franc brasileiros... acredito sim que fazemos vinhos bons mas raramente somos lembrados...

Administrador disse...

Fico feliz com os comentários, sinal de que não exagerei na avaliação desse Cabernet Franc.

Saúde a todos!

VPT