13 abril 2010

Surazo Late Harverst 2004

Experimentei esse vinho numa degustação promovida para divulgar os vinhos de seu importador. Essa linha de produtos foi criada pela Viña Santa Mônica para o mercado europeu. Surazo é o vento que corta os vinhedos na região do Vale do Rapel, contribuindo para que o amadurecimento das uvas ocorra de forma mais lenta.
O enólogo da vinícola é Don Emilio Solminihac, o primeiro sul-americano a formar-se em enologia em Bordeaux, isso no ano de 1952. Sua elegância pessoal reflete em seus vinhos. Um deles é o vinho mais antigo em comercialização no Chile, um tinto de 1993.
.
Este "colheita tardia" é elaborado a partir das variedades Sémillon (53%) e Riesling (47%), com passagem de 5 meses por barricas de carvalho francês. É o tradicional "corte bordalês" para esse tipo de vinho, já que é utilizado na região de Sauternes desde a segunda metade do século XIX.
Conta a história que em 1850 a colheita do Château d'Yquem foi retardada e as uvas foram atacadas pelo fungo Botrytis cinerea, resultando em vinhos doces. Tal produto caiu nas graças do então Czar da Rússia, fazendo nascer a expressão "podridão nobre".
Na taça um bonito amarelo dourado, muito brilhante e límpido. Aromas intensos, frutos brancos como abacaxi em calda, mel em boa dose e notas florais dando boa complexidade.
Na boca apresenta o adocicado típico, mas com boa dose de acidez, deixando o vinho mais interessante. Final longo, prevalecendo floral sobre o mel, com notas tostadas aparecendo também.
Ponto alto para a acidez sobre o doce e para a boa complexidade. Ficou ótimo com os chocolates da Páscoa.
Tem 13,5% de teor alcoólico.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto muito de vinhos de sobremesa. Ultimamente tenho comprado o Terranova Late Harvest. conhece?

Raul Antunes disse...

Olá!!obrigado pelo comentário no meu blog! confesso que criei o blog inspirado no seu que acompanhao faz um tempo e tb tenho a mesma paixão que vc tem pelos vinhos e especialmente os nacionais!!Em relação ao colheita tardia, é um horror mesmo, uma pena que acaba por denegrir a imagem das vinícolas nacionais. Sobre o club dos somelies, confesso que tenho um pé atras com esses vinhos, mas como vc falou que o colheita tardia deles é bom vou me arriscar, hoje mesmo vi no supermercado Extra o colheita tardia do clube dos sommelies por 25 reais, quero arriscar pra melhorar a imagem que tenhos dos colheitas tardias!!
qq coisa estamos ai!! e bons vinhos!!