21 janeiro 2010

Paulo Laureano Premium Tinto 2007

No dia 2 de janeiro estava em Catalão (GO) e fui jantar com minha esposa no DonnAna Bistrô. Sem dúvida, o lugar mais charmoso da cidade. Boa comida, ambiente aconchegante e carta de vinhos com poucas opções, mas bem escolhidas e com preço justo. O nome do restaurante tem uma razão de ser. A proprietária é Ana Célia, que tem outras cinco irmãs, todas são "Anas".
O vinho tinto que escolhemos na noite foi esse regional alentejano, produzido pelo festejado enólogo Paulo Laureano, um corte de 40% de aragonêz e 60% de trincadeira, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês.
De coloração rubi profundo, apresentou lágrimas finas na taça. Inicialmente aromas muito fechados, madeira em exagero. A própria rolha exalava madeira excessiva, demonstrando que uma aeração lhe faria bem. Realmente. Depois de um tempo aberto, os aromas evoluiram para um frutado maduro (frutos negros), um pouco de terra e madeira ainda em evidência, mas com melhor equilíbrio.
Na boca tem ótima estrutura, taninos bem vivos e acidez pronunciada. Álcool sempre presente, dando ainda mais potência. Corpo médio. Depois de um tempo aberto ficou mais doce e notas vegetais apareceram. Final persistente, com notas tostadas e leve prevalência da madeira sobre a fruta. Boca seca, taninos ainda rascantes.
Vinho com vocação gastronômica, sem dúvida. Tem muito a
evoluir nos próximos 3 anos. Certamente ficará mais dócil, mas já vale a pena conhecê-lo.
.

6 comentários:

Fabiano disse...

tenho esse vinho em minha adega. Vou seguir o comentário e guardar por mais um tempo. Valeu.

Unknown disse...

Acabei de adquiri-lo sem o conhecer. Estava buscando mais informações sobre ele. Seguindo seus comentários vou deixá-lo na espera por mais algum tempo.

João Barbosa disse...

o Paulo Laureano é um enólogo muito bom e o grande consultor nos vinhos alentejanos. boa escolha

Administrador disse...

João, o que mais me impressionou nesse vinho foi a expectativa de guarda, pouco comum em vinhos alentejanos nessa faixa de preços.

Saúde!

André Caldas disse...

Excelente!!! Sou suspeito pois adoro os vinhos de Paulo Laureano.
Realmente muito bons.
Agora com Paulo laurano Premium Rosé !
Comprei pela internet, chama Sabores de Portugal.

Unknown disse...

Tenho uma coleção de vinhos, espumantes e champangnes e quero me desfazer...
21 bebidas.
R$ 1.200,00