29 dezembro 2009

Angheben Barbera 2008

Sou fã declarado dos vinhos da Angheben e sempre que vamos ao Vale dos Vinhedos passamos por lá. Da última vez minha esposa e eu fomos muito bem atendidos pela Sônia. Embora os vinhos estivessem gelados, pois a temperatura estava abaixo dos 10ºC, a degustação foi muito interessante e esse Barbera agradou muito, revelando-se superior ao 2006 já comentado aqui (relembre).
Foram produzidas pouco mais de 2.000 garrafas (abri a de número 2.111), sem passagem por madeira, segundo informações do distribuidor.
Na taça uma bonita coloração rubi, com bons aromas. Vegetal dominando de início, com presença de frutos delicados e maduros. Algo animal (couro) em momentos de temperatura mais alta.
Vinho leve, com taninos macios. Elegante e seco. Frutado discreto, com bom equilíbrio e acidez refrescante. Retro-olfato com notas frutadas e alguma mineralidade. Final de boa intensidade, com boa fruta e álcool sem incomodar em nenhum momento (13%).
Vinho que deve ser conhecido, com estilo próprio e marcante. Sem passagem por madeira, deve ser bebido jovem e está pronto para consumo. Estilo "velho mundo", mantendo as características desta uva piemontesa. Pede comida!

5 comentários:

Anônimo disse...

acompanho o blog a muito tempo. Tenho seguido as recomedações e aprenedendo muito tb. Um feliz 2010 para todos.
Everaldo Paiva
Campinas

Anônimo disse...

Vinho bastante agradavel.
Merece ser conhecido.

Anônimo disse...

Realmente o vinho é muito bom. Excelente custo benefício.
Em SP é distribuido pela Vinci Vinhos.

Anônimo disse...

Felicitacoes pelo blog. Gostei muito da entrevista com o Angheben e fiquei feliz de saber que finalmente comecaram a utilizar cepas que produzem vinhos mais refrescantes para o clima do Brasil, como Barbera e Teroldego.
Nao acredito que em Uberlandia se encontre uma boa variedade de vinhos para comprar. Se voce compra o seu vinho em Sao Paulo, por exemplo, este vinho seria transportado ate' Uberlandia em condicoes climaticas adequadas?
Obrigado pela informacao e feliz ano novo!
savio
savinho.com

Bruno disse...

Assim como você, sou fã dos vinhos da Angheben. O Touriga Nacional 2005 é excepcional, assim como o Barbera 2007. Estive recentemente na Vinícola e adquiri algumas garrafas, entre elas 2 do Barbera 2008. Com relação à passagem em madeira, como senti um loque toque amadeirado, questionei acerca da exposição no carvalho e, segundo o pessoal do atendimento da vinícola, 30% do vinho passa por madeira. Não lembro por quanto tempo. Ademais, o espumante da casa e o gewürztraminer 2008 estão excepcionais.