13 novembro 2009

Errazuriz Reserva Pinot Noir 2008

A Viña Errazuriz é uma prestigiada vinícola chilena, fundada em 1870 por Don Maximiano Errázuriz no Vale do Aconcágua, a cerca de 100 km ao norte da capital Santiago. A região tem clima frio e chuvoso no inverno, mas verões quentes e secos, que recebe brisas úmidas do Oceano Pacífico.
Este Reserva é elaborado com 100% de uvas Pinot Noir provenientes do Vale de Casablanca. Tem passagem de 8 meses por barricas de carvalho francês de vários usos.
De coloração rubi, transparente, demonstrou tipicidade já no exame visual. Aromas em boa intensidade, frutos silvestres maduros (cerejas, framboesas e morangos). Algum traço floral.
Vinho leve, com taninos macios, notas adocicadas, acidez moderada. Redondo, com retro-olfato frutado e leve álcool (13,5%).
Final mediano, com destaque para boa fruta e leve acidez. Álcool repetindo presença, mas sem ser um defeito. Madeira muito bem dosada pelo enólogo.
Não me pareceu necessitar de decantação, mas no fim da garrafa melhorou, indicando que pode receber breve aeração. Vinho com boa cor, bons aromas, boa tipicidade e boa presença em boca. Relação custo benefício interessante. Paguei R$42 pela garrafa. Diria que este vinho fica na metade do caminho entre a delicadeza esperada de um Pinot Noir e a potência a que estamos acostumados na maioria dos chilenos e argentinos elaborados com esta uva.

2 comentários:

Bruno Garrido Moura disse...

vinho fabuloso, com ótimo preço. Merecia 5 tacinhas não?

abraço e parabens pelo blog. sou frequentador diário de seus comentários.

abração.

Unknown disse...

oi,

em julho de 2010, um amigo trouxe esse vinho safra 2008 para um jantar em casa, simplesmente amei...
adoro vinhos suaves
abraço
Pricilla Telles