17 novembro 2009

Chateau Toutigeac Bordeaux AOC 2006

Definitivamente é difícil encontrar um bom Bordeaux na faixa de preços deste blog. Este vinho, importado pela Sociedade da Mesa, me custou R$34,50. É elaborado pela Vignobles Toutigeac, a partir de um corte de Merlot (72%), Cabernet Franc (18%) e Cabernet Sauvignon (10%), com 12,5% de teor alcoólico. Apesar do bom preço, não compraria outra garrafa, com todo respeito aos que pensam diferente.
Na taça apresentou coloração rubi, límpido e transparente. Aromas moderados. Frutos vermelhos maduros. Notas de especiarias.
Vinho de pouco corpo, com taninos ainda firmes. Seco. Leve fruta em boca. Amargor discreto. Melhorou depois de um tempo aberto, desaparecendo a sensação amarga.
Final curto, boca seca. Madeira discreta.
Tive a impressão de que pode ficar mais macio com um tempo de guarda, mas não creio que ficará mais interessante. Como anotei em minha caderneta no dia da degustação: não é ruim porque não tem defeitos, mas não se justifica. Sem atrativos.



5 comentários:

RedCzar777 disse...

Esse eu até gostei, mas já faz muito tempo que provei. Talvez a ocasião tenha favorecido o vinho... Minha esposa gostou dele também.

Você é associado à Sociedade da Mesa? Lembro de ter falado dela por aqui em um outro comentário, acho que alguém se associou depois disso e fez a gentileza de informar que foi indicado por mim. Como resultado acabei de receber duas belas taças Borgonha! :-D

Paulo Sales disse...

Esses Bordeaux mais baratos são realmente insossos. Já provei o Chateau Bellevue e o Grand Theatre, ambos nessa faixa de preço, e os dois decepcionaram. São ralos e sem aroma, embora, como você disse, sem defeitos. Não me dão a menor vontade de comprar outra garrafa.
Grande abraço e parabéns pelo blog.

Claudia Merquior disse...

Olá. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!
Quero te propor a participação em um post com dicas de espumante que irei fazer para o meu blog, o Pequenos Prazeres.

Pretendo pedir sugestões de bons rótulos para comemorar a chegada de 2010 a uma meia dúzia de blogueiros e publicar o resultado. A idéia é que cada blogueiro indique até três espumantes.

Espero contar com a sua participação.

Abs,

Cláudia Merquior
www.peqprazeres.blogspot.com

Luis Sergio disse...

olá,
encontrei seu blog navegando no google e gostei da sua honestidade e clareza ao criticar.
procuro fazer isso no meu tambem... e com vinhos de preços similares.
www.vitisvinifera.wordpress.com
quero receber suas atualizações!!!
parabens pelo blog.

Anônimo disse...

Oi Victor,
Fui eu que te indiquei. Que bom que as suas chegaram. Indiquei meu chefe aqui e devo receber as minhas na proxima remessa da Sociedade da mesa.
Esse vinho aí tb não achei nada de mais. Não é ruim (talvez 3 taças).
Mas realmente é muito difícil arrumar um francês bom e barato. São todos ralinhos.

Abs
Buko