22 outubro 2009

Salton Talento 2004

Comprei este vinho em setembro de 2007. Lá se foram mais de dois anos de espera para ver como este campeão de premiações da Salton está cinco anos após o engarrafamento. Certamente ainda é um vinho muito bom, de qualidade superior, mas já passou seu auge. Não está com nenhum defeito, mas não aparenta força para evoluir. Já deu!
Na época em que comprei, me custou R$45. Um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, com álcool a 12,5% e passagem de 12 meses por barricas novas de carvalho francês.
Na taça a coloração ainda é púrpura, com bordas sem evolução na cor. Bastante lacrimoso, apresentou cristais de tártaro.
Aromas intensos. Início dominado pela baunilha, abrindo-se para boa fruta madura, ervas e especiarias. Na boca tem corpo mediano, com taninos macios. Equilibrado e marcante. Retro-olfato com boa fruta, acompanhado por amadeirado elegante.
Final longo e agradável, prevalência de elegante tostado, chocolate e café. Frutado em segundo plano. Melhorou depois de aberto.
Sem dúvida, um vinho nacional de respeito, indicando que podemos fazer bonito também com vinhos tintos, mas se tiver esta safra em casa, beba logo!




2 comentários:

Claudia Merquior disse...

Nossa! Tenho em casa uma garrafa do 2004 na comprada há cerca de um mês. Depois do seu comentário, acho melhor me apressar para tomá-la. Abs!

Figueiredo disse...

Abri hoje a última garrafa de salton talento 2004 que tinha na minha adega. Sensacional. Inacreditável como o vinho estava vivo após 10 anos. Baunilha, fruta madura e especiarias. Bela complexidade.
Havia comprado 6 garrafas, creio que em 2007, e a forma como este talento evoluiu foi didática.
Nunca provei outra safra do talento.
Abs e parabéns pelo blog.