25 outubro 2009

Don Abel Reserva Cabernet Sauvignon 2005

Bebi esse vinho na noite seguinte ao Salton Talento (relembre). Já peço desculpas antecipadas por contrariar a maioria, mas esse Don Abel foi mais interessante. Um vinho que me custou R$26,50 e que tem como características a ausência de passagem por madeira e a não chaptalização (adição de açúcar ao mosto, antes da fermentação, para que o vinho atinja o teor de álcool desejado). Essa, aliás, é uma "bandeira" desta vinícola, fundada em 2005 na cidade de Casca, na Serra Gaúcha. O vinho tem intensa coloração rubi, com pouca transparência. Muito lacrimoso, deixou manchas nas paredes da taça. Como não foi decantado, apareceram resíduos já de início, além de cristais de tártaro.
Aromas medianos, mas muito interessantes: frutos vermelhos maduros, ameixa, pimenta e especiarias. Na boca tem bom corpo, com taninos macios e doces. Acidez equilibrada e retro-olfato frutado.
Final longo, com frutado maduro e intenso. Equilibrado. Certa potência, dada pelos 14% do álcool. Retrogosto marcado por tabaco e um pouco de mel (?).
Confesso que procurei defeitos nesse vinho, mas não encontrei. Aliás, os adjetivos que anotei em minha caderneta foram: denso, equilibrado e intenso.
Compre caixas e me convide para ajudar!

5 comentários:

Anônimo disse...

muito legal ler cometnários sobre vinhos nacionais e desconhecidos, pelo menos pra mim. Vou procurar este cabernet. O preço é ótimo. Se o vinho for tão bom quanto descrito é um verdadeiro "achado".

Saúde e paz.

Robson Camargo

Francisco Antero disse...

Mais um vinho nacional de 2005 que é muito bem avaliado. Esse ano está se mostrando realmente especial, já tem sido uma de minhas referências quando vou olhar vinhos. E os melhores devem estar começando a aparecer por agora...
Como estava a acidez dele, ainda tinha um pouco de guarda ou já estava no "topo da curva"?
Abraços,

Unknown disse...

O rótulo deste vinho é que não condiz com o conteúdo (principamente o novo).

Parece rótulo de garrafa de refrigerante.

Falta um design mais clean e elegante.

Não condiz com a classe do conteúdo.

Rafaela disse...

Realmente essa vinícola nunca decepciona. Já provamos e gostamos muito. Abraço.
rafaela

Unknown disse...

Tenho essa garrafa em casa, atualmente não bebo vinho, irei conserva-lá
para no futuro vende-lá ou consumi-lá...