A bodega Alfredo Roca foi construída em 1905 e tem sede na cidade de San Rafael, na região sul da província de Mendoza. A vinícola possui 114 hectares de vinhedos próprios, que são irrigados pelas águas do Rio Diamante. A região tem uma baixa quantidade de chuvas, muito sol e noites frescas, permitindo o amadurecimento ideal das uvas.
Este vinho é da linha mais básica da casa. Um corte de Malbec (60%) e Merlot (40%), pelo qual paguei R$16. Um vinho surpreendente pelo preço que custou.
Na taça, coloração vermelho-rubi, com lágrimas grossas e rápidas. Aromas de boa intensidade, frutos vermelhos maduros, algo de ameixa e leve floral. Aromas oxidados indicando início de decadência, mas sem prejudicar o vinho. Abriu-se com o tempo e a oxidação diminuiu bastante.
Na boca é leve, com taninos doces e macios, acidez mediana e retro-olfato frutado, com final de boa persistente, sem indicação de passagem por madeira. Vinho que mostra em plenitude as características das uvas. Redondo, fácil de beber e com certa personalidade.
Me surpreendi com o vinho, porque é bastante equilibrado (álcool a 13%). Está mais que pronto para o consumo. Tem boa fruta no nariz, boca e no retrogosto. Ótima relação qualidade-preço. Não é um vinho excepcional (nem tenta ser), mas surpreende, valendo cada centavo. Bebi esta garrafa em dois dias. No segundo dia, o vinho ainda estava em excelente forma.
6 comentários:
Mon ami, este eu não conheço, mas a Alfredo Roca faz vinhos de muito boa relação cuto x beneficio e recomendo, na mesma faixa de preços, o Malbec e o Pinot. São ótimos para o dia-a-dia.
Abs,salute
Caro João, primeiramente, fico muito feliz de receber um comentário de um profissional como você. Tenho lido seu blog (você sabe disso) e gostado bastante do que tem escrito. Entre os profissionais, certamente você é um dos mais sensatos. Nós, amadores, temos que aprender.
Após experimentar este ROCA bivarietal, comprei o Pinot Noir. Já abri uma garrafa, mas sem minha caderneta ao lado. Como a memória não é boa, deixarei os comentários para a segunda garrafa, quando farei as anotações.
Grande abraço e saúde!
Esse eu ja vi na loja mas não experimentei ainda, mas o Malbec deles é delicioso, dos argentinos q experimentei foi oq mais gostei ate agora, qdo experimentar esse deixo minha opinião
um abraço
luis henrique
xiquento@hotmail.com
Um prazer visitar os colegas, porque profissional não sou, pelo menos deste ramo! Até que queria, quem sabe um dia não arrumo uma bouquinha sem perder minha liberdade? O Bi-varietal está na minha lista.
Abs
Também achei o mesmo, comprei na Coop em São Bernardo do campo, meio desconfiado ,mas é isso mesmo um vinho gardável e com ótimo custo benefício, paguei 14 reais a garrafa.
Abs
Degustei em um jantar na residencia de Vanessa e Valdecir L.da Silva em Limeira SP. e me surpreendi com a relação custo beneficio. Infelizmente não encontro, aqui ,em VILA VELHA ES.
Postar um comentário