09 dezembro 2008

Roca Malbec Merlot 2006


A bodega Alfredo Roca foi construída em 1905 e tem sede na cidade de San Rafael, na região sul da província de Mendoza. A vinícola possui 114 hectares de vinhedos próprios, que são irrigados pelas águas do Rio Diamante. A região tem uma baixa quantidade de chuvas, muito sol e noites frescas, permitindo o amadurecimento ideal das uvas.
Este vinho é da linha mais básica da casa. Um corte de Malbec (60%) e Merlot (40%), pelo qual paguei R$16. Um vinho surpreendente pelo preço que custou.
Na taça, coloração vermelho-rubi, com lágrimas grossas e rápidas. Aromas de boa intensidade, frutos vermelhos maduros, algo de ameixa e leve floral. Aromas oxidados indicando início de decadência, mas sem prejudicar o vinho. Abriu-se com o tempo e a oxidação diminuiu bastante.
Na boca é leve, com taninos doces e macios, acidez mediana e retro-olfato frutado, com final de boa persistente, sem indicação de passagem por madeira. Vinho que mostra em plenitude as características das uvas. Redondo, fácil de beber e com certa personalidade.
Me surpreendi com o vinho, porque é bastante equilibrado (álcool a 13%). Está mais que pronto para o consumo. Tem boa fruta no nariz, boca e no retrogosto. Ótima relação qualidade-preço. Não é um vinho excepcional (nem tenta ser), mas surpreende, valendo cada centavo. Bebi esta garrafa em dois dias. No segundo dia, o vinho ainda estava em excelente forma.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mon ami, este eu não conheço, mas a Alfredo Roca faz vinhos de muito boa relação cuto x beneficio e recomendo, na mesma faixa de preços, o Malbec e o Pinot. São ótimos para o dia-a-dia.
Abs,salute

Administrador disse...

Caro João, primeiramente, fico muito feliz de receber um comentário de um profissional como você. Tenho lido seu blog (você sabe disso) e gostado bastante do que tem escrito. Entre os profissionais, certamente você é um dos mais sensatos. Nós, amadores, temos que aprender.

Após experimentar este ROCA bivarietal, comprei o Pinot Noir. Já abri uma garrafa, mas sem minha caderneta ao lado. Como a memória não é boa, deixarei os comentários para a segunda garrafa, quando farei as anotações.

Grande abraço e saúde!

Anônimo disse...

Esse eu ja vi na loja mas não experimentei ainda, mas o Malbec deles é delicioso, dos argentinos q experimentei foi oq mais gostei ate agora, qdo experimentar esse deixo minha opinião

um abraço

luis henrique
xiquento@hotmail.com

Anônimo disse...

Um prazer visitar os colegas, porque profissional não sou, pelo menos deste ramo! Até que queria, quem sabe um dia não arrumo uma bouquinha sem perder minha liberdade? O Bi-varietal está na minha lista.
Abs

Rua Sem Dono disse...

Também achei o mesmo, comprei na Coop em São Bernardo do campo, meio desconfiado ,mas é isso mesmo um vinho gardável e com ótimo custo benefício, paguei 14 reais a garrafa.
Abs

Unknown disse...

Degustei em um jantar na residencia de Vanessa e Valdecir L.da Silva em Limeira SP. e me surpreendi com a relação custo beneficio. Infelizmente não encontro, aqui ,em VILA VELHA ES.