07 fevereiro 2009

Cordelier Merlot 2006

A Vinícola Cordelier é uma das mais charmosas do Vale dos Vinhedos. Possui lindas instalações e um restaurante muito bom, o Don Ziero. É a primeira vinícola do vale, bem na entrada e produz ótimos tintos, com destaque para o Reserva Cabernet Sauvignon 2005 (relembre). Mas seu Reserva Chardonnay também é especial, sendo o primeiro vinho comentado nesse blog, da safra 2000 (relembre). Este Merlot não é um "reserva" e acredito que não tenha passado por madeira. Embora a safra 2006 não tenha sido das melhores no Vale, conseguiu demonstrar as boas características da uva em solo brasileiro. O ponto forte fica por conta da garrafa estilizada com jato de areia, dando a impressão de que esteve por décadas na adega.
Um vinho de aromas típicos da Merlot cultivada no sul do país, de intensidade média. Leve, com taninos marcando presença, tem acidez moderada e bastante equilíbrio, sem que o álcool aparecesse em nenhum momento (12%). Ficou mais macio depois de um tempo.
Final persistente e frutado, com os taninos marcando levemente o palato. Retrogosto que surpreendeu. Vinho correto, pronto para beber (R$19, no varejo da vinícola).

Nenhum comentário: