01 dezembro 2008

Argento Reserva Bonarda 2007

Este é o 22º vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Desta vez, a escolha foi feita pelo Leonardo Araújo, do Viva o Vinho. Trata-se de um vinho produzido pela Argento Wine Company, uma joint venture entre as Bodegas Esmeralda e Bibendum, para difundir mundialmente vinhos acessíveis produzidos na argentina. Atualmente a parceria atinge 36 países.
Este reserva é produzido com uvas cultivadas a 650 m de altitude, em Rivadavia, cidade às margens do Rio Tunuyán, no Leste da província de Mendoza. Metade do vinho passa 5 meses em barricas de carvalho americano de média tostagem. Pela garrafa, paguei R$ 20, mas tive que pedir de uma adega em Curitiba, pois em Uberlândia não encontrei o vinho. É o quarto vinho com essa promissora uva que comento no blog (veja outro).
Na taça, um vinho jovem, de coloração púrpura com notas violáceas. Lágrimas grossas e lentas. Aromas medianos, a frutos vermelhos maduros. Terra no início, com álcool aparente. Notas florais também aparecem em destaque com o aumento de temperatura.
Início de boca muito bom, redondo, embora potente, mas que ficou um pouco prejudicado pelo álcool (13%). Corpo mediano, com taninos marcantes e acidez evidente. Boa estrutura. Notas doces agradáveis. Madeira discreta e bem integrada.
Final curto, de permanência tânica e alcoólica. Todos os presentes que degustaram o vinho acharam o final salgado, uma característica de muitos vinhos argentinos. Não é um vinho excepcional, mas a esse preço pode ser uma boa escolha para dia-a-dia. O ponto negativo fica para o desequilíbrio alcoólico.

6 comentários:

Cristiano Orlandi disse...

Olá Dr VPT,

Caro confrade, não senti o desequilíbrio alcoólico que notou. Achei a carga tânica pequena também. No mais concordamos em tudo.

É interessante notar as diferenças, muitas vezes acho que estão relacionadas as temperaturas de serviço.

Forte Abraço!

Cristiano
Vivendo Vinhos

Anônimo disse...

A bandeira tá errada. Tá com a bandeira do Brasil.

Sds,

Administrador disse...

Vic, realmente estava errado. Já corrigi. Muitíssimo obrigado.

VPT

O Tanino disse...

Olá,

fico muito grato pelo convite!

Engraçado, mas não recebi nenhum e-mail sobre isso........voce pode me dizer para qual endereço voce enviou o e-mail?

Com certeza aceito o convite.

Só preciso escolher um bom rótulo para indicar. Farei isso o mais rápido possivel para que todos possam procurar e comprar o vinho.

Obrigado e Um grande abraço

Jean
www.oino.blogspot.com

Gabriel Aleixo disse...

Olá! Não encontrei o vinho deste mês, mas já estou com o espumante pronto. E Santa Carolina eu sei onde achar.
Abraço!

ReginaC disse...

olá! Qual a importadora que traz esse vinho pessoal?
Obrigado
Regina