29 novembro 2008

Garibaldi Espumante Moscatel

Quando visitei a Vinícola Garibaldi, em outubro, o pessoal da empresa estava eufórico com a premiação deste espumante. Em setembro, ele recebeu a segunda melhor classificação geral e a melhor classificação dentre os espumantes na degustação técnica realizada pela Wines From Brazil, em Bento Gonçalves, da qual participaram enólogos do Rio Grande do Sul, que utilizaram critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV. No varejo da vinícola, o espumante é vendido a R$15. Um preço baixo para um espumante com premiação tão importante. Assim, resolvi comprar uma garrafa, até para que a visita não passasse em branco. O resultado foi satisfatório, especialmente se considerarmos a relação custo x benefício. Mas nada de extraordinário.
Na taça, coloração amarelo bem claro, com notas esverdeadas. Boa perlage, com bolhas médias e persistentes. Aromas de boa intensidade, lembrando flores delicadas e frutos brancos (talvez melão). Cremoso, enchendo a boca, bastante delicado. Retro-olfato com toques cítricos. Refrescante, como deve ser. Final agradável, mas curto. Uma leve lembrança "verde", incomodando um pouco. Espuma persistente.
Produzido a partir das variedades moscato giallo e moscato branco este espumante vale o que custa, mas não foi o melhor moscatel que bebi.
E a premiação? Bem, pode ser que o vinho premiado não era desse lote (até porque não é safrado) ou no concurso as amostras estivessem um pouco melhores. Mas é uma boa compra a esse preço, sem dúvida.

Um comentário:

Anônimo disse...

a esse preço é uma boa compra mesmo. Comprei recentemente este moscatel e o da Aurora, que custam mais ou menos o mesmo preço, mas este é melhor, menos doce e mais refrescante.
Marco Antônio
BH